EXPLORANDO OS CONCEITOS DE MATÉRIA E ENERGIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4197

Palavras-chave:

Mapas conceituais, Análise de vizinhança, Fontes de Energia, Plataformas digitais

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a compreensão de professores em um curso de formação continuada sobre “Matéria e energia” (5 módulos) com conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que são trabalhados no oitavo ano do Ensino Fundamental. Além disso, explorar diferentes ferramentas digitais como mapas conceituais (com o programa CMap Tools), vídeo aulas e outras plataformas como o Genyalli e o Canva em um ambiente de aprendizagem ativa e participativa. A avaliação de aprendizagem foi realizada através da análise dos mapas conceituais (MCs) construídos pelos cursistas após cada Módulo. Os MCs foram analisados de forma qualitativa com o uso da metodologia da Análise de Vizinhança (Aviz). Através da análise contínua dos MCs no decorrer do curso verificou-se que os participantes apresentaram indícios de domínio dos conceitos de “Matéria e energia”, além de explorarem diferentes ferramentas digitais em um ambiente de aprendizagem inovador que contempla a autonomia do cursista em diferentes atividades.

Biografia do Autor

Francisco Machado da Cunha , Professor da Rede Municipal de Ensino

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pampa.Mestre em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Pampa. Professor de Ciências - Município de Bagé

Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Universidade Federal do Pampa

Possui doutorado em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2016), mestrado em Ensino de Química pelo mesmo programa (2011) e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) junto aos cursos de Ciências da Natureza- Licenciatura e Zootecnia. É credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências atuando em pesquisas sobre Formação de professores nas licenciaturas, Práticas de Ensino e Recursos didáticos e Educação Ambiental Crítica. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC).

Márcia Maria Lucchese, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Física, mestre em Física e doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pampa. Está atuando na formação de professores na área de ensino de ciências e Coordena o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Trabalha com a identificação de Meninas na Área das Exatas. 

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

MACHADO DA CUNHA , Francisco; APARECIDA TOLENTINO CICUTO, Camila; MARIA LUCCHESE, Márcia. EXPLORANDO OS CONCEITOS DE MATÉRIA E ENERGIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4197. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4197. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos