EXPLORANDO OS CONCEITOS DE MATÉRIA E ENERGIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4197Palavras-chave:
Mapas conceituais, Análise de vizinhança, Fontes de Energia, Plataformas digitaisResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a compreensão de professores em um curso de formação continuada sobre “Matéria e energia” (5 módulos) com conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que são trabalhados no oitavo ano do Ensino Fundamental. Além disso, explorar diferentes ferramentas digitais como mapas conceituais (com o programa CMap Tools), vídeo aulas e outras plataformas como o Genyalli e o Canva em um ambiente de aprendizagem ativa e participativa. A avaliação de aprendizagem foi realizada através da análise dos mapas conceituais (MCs) construídos pelos cursistas após cada Módulo. Os MCs foram analisados de forma qualitativa com o uso da metodologia da Análise de Vizinhança (Aviz). Através da análise contínua dos MCs no decorrer do curso verificou-se que os participantes apresentaram indícios de domínio dos conceitos de “Matéria e energia”, além de explorarem diferentes ferramentas digitais em um ambiente de aprendizagem inovador que contempla a autonomia do cursista em diferentes atividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco Machado da Cunha , Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Márcia Maria Lucchese

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
