A ELABORAÇÃO DE UM HERBÁRIO DIGITAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA CIDADÃ PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4184Palavras-chave:
ensino; ciências da natureza; ciência cidadã; tecnologiaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Ciências da Natureza por meio de uma atividade de Ciência Cidadã, utilizando o aplicativo LeafSnap para a criação de um herbário digital. A metodologia proposta foi estruturada em três etapas, sendo que a terceira consistiu na construção do herbário digital por meio de uma prática experimental. Os resultados indicaram que a atividade contribuiu não apenas para a aprendizagem de conceitos relacionados ao reino vegetal, mas também para a compreensão da importância da Ciência Cidadã na produção de conhecimento científico e na conscientização ambiental. Destarte, a proposta metodológica reafirma o potencial das tecnologias digitais no ensino de Ciências, destacando a ferramenta LeafSnap como uma via de articulação entre a sala de aula e a prática científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laiene Cabral Martins, Thamiles Brito Seixas, Stephane Ladislau da Cruz, Jaqueline Lima Praia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
