ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESDOBRAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - UMA REVISÃO DE ESTUDOS

Autores

  • Marcelo Martin Heinrichs Universidade de Passo Fundo
  • Fabriny Aparecida Souza Mesquita
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa
  • Aline Locatelli

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4164

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino Médio, Revisão de estudos

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar, por meio da análise de teses e dissertações produzidas entre os anos de 2020 e 2024, os desdobramentos e as implicações para os processos de ensino e de aprendizagem decorrentes de práticas voltadas à promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio. Os dados foram coletados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores “Alfabetização Científica” no campo “título” e “Ensino Médio” no campo “todos os campos”. A busca resultou na seleção de quatro teses e trinta e sete dissertações, que compuseram o corpus da pesquisa. A análise foi conduzida com base na técnica de Análise de Conteúdo, resultando em três categorias principais: Práticas Pedagógicas, Desenvolvimento de Habilidades e Formação Docente. Os estudos evidenciam a necessidade de uma formação docente que favoreça a construção de propostas pedagógicas contextualizadas, interdisciplinares e ativas. Tais propostas possibilitam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, essenciais para que os estudantes possam tomar decisões fundamentadas sobre questões científicas e tecnológicas e participar de forma crítica e responsável na sociedade, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e sustentável.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

HEINRICHS, Marcelo Martin; APARECIDA SOUZA MESQUITA, Fabriny; TERESINHA WERNER DA ROSA, Cleci; LOCATELLI, Aline. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESDOBRAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - UMA REVISÃO DE ESTUDOS. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4164. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4164. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos