O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4162

Palavras-chave:

Educação especial, Tecnologias digitais, Práticas pedagógicas

Resumo

Este estudo investiga a integração de Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas de professores de educação especial, com o objetivo de analisar as metodologias desenvolvidas, identificar os desafios enfrentados e avaliar as oportunidades proporcionadas pelas TD para promover atividades diferenciadas na educação especial. Baseado em uma pesquisa com o cunho participante, utilizando do diário de campo como instrumento de construção de dados, o estudo observou as práticas de 13 professores ao longo de três semanas, a fim de compreender as práticas metodologias desenvolvidas em salas de aula, nas quais o público são todos os alunos da educação especial. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Moran (2020) e Freire (2022), destacando a importância da formação continuada dos docentes. Os resultados revelam a diversidade de abordagens pedagógicas e a resistência à mudança, apontando para a necessidade de suporte institucional e de capacitação docente para uma implementação eficaz das TD. Conclui-se que a inclusão plena depende de uma pedagogia que valorize as singularidades dos alunos e que incorpore criticamente as tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Vinicius Azambuja Ribeiro, Associação Pestalozzi de Canoas - PPGECIM/ULBRA

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA/Canoas é graduado em Ciências Biológicas na mesma instituição. Especialista em Orientação Escolar e Educação para o Meio Ambiente pela Faculdade da Região Serrana - FARESE. Técnico em Infraestrutura Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFSUL. Realiza atualizações pedagógicas nas redes municipais, direcionadas para a Iniciação Científica e Educação Especial no Ensino de Ciências e Matemática. Professor de Ciências e Matemática da Educação Básica na Associação Pestalozzi de Canoas. Tem interesse de pesquisa na área da Educação, com ênfase: aprendizagem baseda em desenhos animados, iniciação científica, educar pela pesquisa, cultura digital, aprendizagem baseada em games e educação inclusiva.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

RIBEIRO, Vinicius Azambuja. O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4162. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4162. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos