O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4162Palavras-chave:
Educação especial, Tecnologias digitais, Práticas pedagógicasResumo
Este estudo investiga a integração de Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas de professores de educação especial, com o objetivo de analisar as metodologias desenvolvidas, identificar os desafios enfrentados e avaliar as oportunidades proporcionadas pelas TD para promover atividades diferenciadas na educação especial. Baseado em uma pesquisa com o cunho participante, utilizando do diário de campo como instrumento de construção de dados, o estudo observou as práticas de 13 professores ao longo de três semanas, a fim de compreender as práticas metodologias desenvolvidas em salas de aula, nas quais o público são todos os alunos da educação especial. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Moran (2020) e Freire (2022), destacando a importância da formação continuada dos docentes. Os resultados revelam a diversidade de abordagens pedagógicas e a resistência à mudança, apontando para a necessidade de suporte institucional e de capacitação docente para uma implementação eficaz das TD. Conclui-se que a inclusão plena depende de uma pedagogia que valorize as singularidades dos alunos e que incorpore criticamente as tecnologias digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vinicius Azambuja Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
