FORMAÇÃO DE PROFESSORAS: PRÁTICAS INCLUSIVAS E PARTICIPATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Isaías dos Santos Ildebrand FEEVALE/UNISINOS/UFRGS
  • Rejane Ramos Klein UFRGS
  • Cátia de Azevedo Fronza UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4161

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação docente, Gestão democrática, Intervenção pedagógica

Resumo

Este artigo descreve um projeto desenvolvido em uma instituição de educação estadual do Rio Grande do Sul, focado na formação inclusiva e participativa de estudantes do curso de magistério, futuras professoras, abordando os desafios da Educação Infantil. A intervenção visou ampliar os saberes dessas estudantes para desenvolverem práticas pedagógicas participativas e alinhadas aos princípios da gestão democrática. Utilizando a abordagem do design thinking, o projeto passou pelas etapas de descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução, permitindo a identificação de necessidades formativas, a criação de soluções pedagógicas para possível aplicação prática em ambientes educacionais. Durante a intervenção, foram realizadas atividades reflexivas e situadas, resultando na criação de planos de aula e atividades pedagógicas - que foram compiladas em um e-book. As discussões teóricas basearam-se em autores como Ostetto (2013), Pinto (2001) e Dourado (2015), destacando a formação docente reflexiva e a gestão democrática como pilares para uma educação mais inclusiva e equitativa. Os resultados reforçam a importância de integrar a voz de todos os participantes nas decisões pedagógicas e promover práticas que valorizem a participação e o diálogo. Além de se indicarem limitações do projeto desenvolvido, considera-se a necessidade de estudos futuros, destacando o papel da formação de professoras como agentes transformadoras na Educação.

Biografia do Autor

Isaías dos Santos Ildebrand, FEEVALE/UNISINOS/UFRGS

Doutorando em Linguística Aplicada pela UNISNOS. Doutorando em Psicologia pela UFRGS. Especialista em Gestão da Educação pela UFRGS. Professor no Curso Tecnólogo de Tradução e Interpretação em Libras pela FURG. Professor na Escola de Aplicação FEEVALE.

Rejane Ramos Klein, UFRGS

Doutora em Educação pela UNISINOS. É Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Departamento Interdisciplinar/Campus Litoral Norte. Atua como Vice-Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/CNPQ). Integra a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação (RIIATE).

Cátia de Azevedo Fronza, UNISINOS

Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS. É docente do Curso de Letras, Pedagogia, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa da Unisinos. É líder do Grupo de Pesquisa "Aquisição e desenvolvimento da linguagem: relações entre fala e escrita", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Integra o Núcleo de estudos e pesquisas em inovação na gestão e nas práticas pedagógicas (NEPIGE), e o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos, também cadastrados no DGP CNPq.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

DOS SANTOS ILDEBRAND, Isaías; RAMOS KLEIN, Rejane; DE AZEVEDO FRONZA, Cátia. FORMAÇÃO DE PROFESSORAS: PRÁTICAS INCLUSIVAS E PARTICIPATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4161. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4161. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos