CURRÍCULO E ENSINO DE LINGUAGENS CULTURAIS DA VISUALIDADE EM UM INSTITUTO FEDERAL DA REGIÃO NORTE BRASILEIRA: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4146Palavras-chave:
Currículo e Ensino, Cultura, Arte Visual, Percepção DocenteResumo
Este artigo examina a interseção entre educação e cultura, focando na prática e prescrição curricular de artes visuais em um Instituto Federal da Região Norte do Brasil. O estudo tem como objetivos analisar a organização dos conteúdos de artes visuais no Projeto Pedagógico de Curso de nível médio em Meio Ambiente e avaliar como esses conteúdos são interpretados e aplicados pelo professor no processo de ensino-aprendizagem. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa inclui estudo de caso, revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo das entrevistas revelou que a abrangência dos conteúdos de artes visuais na ementa dificulta a mediação pedagógica e a adaptação didática, impactando a eficácia do ensino em atender às necessidades locais.
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