ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS STRICTO SENSU SOBRE O IMPACTO NA ATUAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4143Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Ensino;, Pandemia, Estratégias pedagógicas.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar percepções de docentes pós-graduados em programas stricto sensu, relacionadas ao impacto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) ocorrido durante a pandemia da COVID-19, destacando a importância das Tecnologias Digitais (TD) na educação. Foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória e descritiva. Os resultados revelam que a rápida transição para o ensino remoto evidenciou desafios enfrentados pelos educadores relacionados à adaptação a novas tecnologias e à promoção de um ambiente de aprendizagem eficaz. Apontam também que o ensino remoto transferiu o que já se fazia na sala de aula presencial, talvez aflorando uma perspectiva de educação instrucionista e conteudista. Em conclusão, ressalta-se que a diversificação de estratégias pedagógicas e a consideração das desigualdades sociais no acesso à tecnologia emergem como aspectos de relevância para uma educação mais inclusiva e inovadora no futuro.
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