ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS STRICTO SENSU SOBRE O IMPACTO NA ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Erisnaldo Francisco Reis Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Sarah Fitarelli Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4143

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino;, Pandemia, Estratégias pedagógicas.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar percepções de docentes pós-graduados em programas stricto sensu, relacionadas ao impacto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) ocorrido durante a pandemia da COVID-19, destacando a importância das Tecnologias Digitais (TD) na educação. Foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória e descritiva. Os resultados revelam que a rápida transição para o ensino remoto evidenciou desafios enfrentados pelos educadores relacionados à adaptação a novas tecnologias e à promoção de um ambiente de aprendizagem eficaz. Apontam também que o ensino remoto transferiu o que já se fazia na sala de aula presencial, talvez aflorando uma perspectiva de educação instrucionista e conteudista. Em conclusão, ressalta-se que a diversificação de estratégias pedagógicas e a consideração das desigualdades sociais no acesso à tecnologia emergem como aspectos de relevância para uma educação mais inclusiva e inovadora no futuro.

Biografia do Autor

Erisnaldo Francisco Reis, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Ensino de Ciências Exatas pela Univates.

Sarah Fitarelli, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bolsista de Iniciação Científica Univates.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, UNIVATES

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE.

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

REIS, Erisnaldo Francisco; FITARELLI, Sarah; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS STRICTO SENSU SOBRE O IMPACTO NA ATUAÇÃO DOCENTE. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4143. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4143. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos