MOVIMENTOS PARA A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4140Palavras-chave:
Ambientalização, Educação Universitária, Currículo, SaúdeResumo
O objetivo do artigo é analisar a atuação das Instituições brasileiras de Ensino Superior no que tange à ambientalização curricular, principalmente por entender a relevância do seu papel social e educativo na promoção do desenvolvimento sustentável. Como procedimento metodológico realizou-se um levantamento no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Rede de Ambientalização e Sustentabilidade no Ensino Superior (Rases) e no Google Acadêmico. Para esta busca usaram-se como descritores os termos Ambientalização no Ensino Superior, Ambientalização-graduação-saúde, Educação ambiental na graduação em saúde, Ambientalização, currículo, ensino superior, Ambientalização and currículo na graduação, Ambientalização and graduação. Das 1.260 publicações encontradas, encontraram-se 62 artigos que se aproximam mais diretamente do debate sobre a ambientalização curricular em cursos de graduação. Identificaram-se seis categorias emergentes de abordagem dos estudos, cuja aparição variou entre as bases de dados: formação de professores, formação de alunos, concepções, gestão ambiental das instituições de Ensino Superior, ações de interação das universidades com a comunidade, cuidado ecológico. Evidenciou-se que: a) a maior concentração de estudos oriundos da base de dados da Capes, seguida pela Rases e pelo Google Acadêmico; b) as publicações selecionadas referem-se a diferentes áreas (Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais); c) as universidades públicas dominam as publicações; d) as regiões Sul e Sudeste são pioneiras na implantação da proposta de ambientalização curricular nas Instituições de Ensino Superior, seguida pela região Centro-Oeste; e) como fator preponderante evidenciou-se a influência da Rede Aces.
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