MOVIMENTOS PARA A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Ildoana Paz Oliveira Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Jane Márcia Mazzarino Univates
  • Lucia Ceccato de Lima Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4140

Palavras-chave:

Ambientalização, Educação Universitária, Currículo, Saúde

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a atuação das Instituições brasileiras de Ensino Superior no que tange à ambientalização curricular, principalmente por entender a relevância do seu papel social e educativo na promoção do desenvolvimento sustentável. Como procedimento metodológico realizou-se um levantamento no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Rede de Ambientalização e Sustentabilidade no Ensino Superior (Rases) e no Google Acadêmico. Para esta busca usaram-se como descritores os termos Ambientalização no Ensino Superior, Ambientalização-graduação-saúde, Educação ambiental na graduação em saúde, Ambientalização, currículo, ensino superior, Ambientalização and currículo na graduação, Ambientalização and graduação. Das 1.260 publicações encontradas, encontraram-se 62 artigos que se aproximam mais diretamente do debate sobre a ambientalização curricular em cursos de graduação. Identificaram-se seis categorias emergentes de abordagem dos estudos, cuja aparição variou entre as bases de dados: formação de professores, formação de alunos, concepções, gestão ambiental das instituições de Ensino Superior, ações de interação das universidades com a comunidade, cuidado ecológico. Evidenciou-se que: a) a maior concentração de estudos oriundos da base de dados da Capes, seguida pela Rases e pelo Google Acadêmico; b) as publicações selecionadas referem-se a diferentes áreas (Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais); c) as universidades públicas dominam as publicações; d) as regiões Sul e Sudeste são pioneiras na implantação da proposta de ambientalização curricular nas Instituições de Ensino Superior, seguida pela região Centro-Oeste; e) como fator preponderante evidenciou-se a influência da Rede Aces.

Biografia do Autor

Ildoana Paz Oliveira, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora no Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Graduada em Pedagogia com Mestrado em Educação (UFMA). Endereço para correspondência  Av. Avelino Talini, 171 - Bairro Universitário, Lajeado/RS CEP 95914-014. E-mail: ildoana.oliveira@universo.univates.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2821-1438

Jane Márcia Mazzarino, Univates

Possui doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Bolsista Produtividade CNPq PQ2. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates - nota 5 Capes. Professora dos cursos de Comunicação Social, atuando principalmente em Jornalismo, na mesma instituição. Ministra oficinas de extensão focadas em processos criativos e transformação. Atua na área de Comunicação, aprofundando-se em temas como comunicação ambiental, educação ambiental, ecologia profunda, movimentos sociais, metodologias colaborativas, formação para a sustentabilidade.

Lucia Ceccato de Lima, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina  e Mestre em Educação e Ciência pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Mestrado em Educação PPGE/UNIPLAC. E-mail: prof.lucia@uniplaclages.edu.br ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0760-5913

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Ildoana Paz; MAZZARINO, Jane Márcia; LIMA, Lucia Ceccato de. MOVIMENTOS PARA A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4140. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4140. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos