ESCAPE ROOM NA SALA DE AULA: ENGAJAMENTO E COLABORAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4136

Palavras-chave:

Ensino de química, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa

Resumo

Este artigo visa analisar os efeitos pedagógicos da aplicação de um Escape Room como estratégia didática no ensino de Química na Educação Básica, com foco na organização do conhecimento químico e no engajamento dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem construtivo-interpretativa, foi realizada com estudantes do Ensino Médio, por meio de uma intervenção pedagógica desenvolvida em cinco etapas, integrando conteúdos químicos previamente estudados. Os dados foram constituídos por meio de observação participante (registrada em diário de bordo) e de um questionário aplicado ao final da atividade. Os resultados apontam alto nível de engajamento e aceitação da proposta pelos alunos, com destaque para a valorização da criatividade, da interação e da resolução de problemas. No entanto, evidenciou-se limitações no aprofundamento conceitual durante a atividade. Conclui-se que, embora o Escape Room apresente potencial como ferramenta inovadora no ensino de Química, sua eficácia depende de planejamento didático rigoroso e de estratégias que articulem ludicidade, intencionalidade pedagógica e reflexão crítica sobre os saberes mobilizados. Ao término, apresenta-se as limitações e propõe-se desdobramentos para a pesquisa.

Biografia do Autor

Victor Matheus Dahmer, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

João Vitor Barbosa da Silva, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Helena da Rosa Galeski, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), (2020-2025). Durante sua trajetória acadêmica, participou ativamente da Empresa Júnior do curso, Isomeria, onde exerceu as funções de assessora (21/06/2020 - 31/12/2021) e de diretora de projetos (01/01/2022-31/12/2022). Nessas funções, foi responsável por determinar e desenvolver projetos, além de coordenar a equipe e planejar estrategicamente as atividades da área. Participou de uma Iniciação Científica na área de Química Analítica Instrumental na UFPR (01/03/2022-31/08/2022), contribuindo para um projeto de construção de um sensor miniaturizado para detecção do COVID-19. Durante essa experiência, esteve envolvida no desenvolvimento do sensor, realização de experimentos laboratoriais, análise de dados e publicação de resultados. Também integrou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (01/11/2022 - 30/04/2024), onde acompanhou o professor da matéria de Química no Ensino Médio durante suas aulas e desenvolveu alguns produtos educacionais. Essa experiência permitiu-lhe aplicar métodos de ensino inovadores e participar ativamente das aulas. Atualmente, desenvolve uma Iniciação Científica na área de Metacognição e ensino de Química (desde 01/09/2024), focada na aplicação e avaliação de produtos educacionais para compreender processos metacognitivos na aprendizagem da disciplina. Além disso, participa da escrita de artigos científicos sobre o tema.

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

DAHMER, Victor Matheus; SILVA, João Vitor Barbosa da; GALESKI, Helena da Rosa; BEDIN, Everton. ESCAPE ROOM NA SALA DE AULA: ENGAJAMENTO E COLABORAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4136. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4136. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos