A ESCOLARIZAÇÃO DO LÉXICO: UMA ABORDAGEM DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Renilson Nóbrega Gomes Universidade Federal de Campina Grande
  • Márcio Sales Santiago

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4129

Palavras-chave:

PCN-LP; BNCC; Léxico; Abordagem didática.

Resumo

Nas duas últimas décadas (1998 a 2017), a Educação Básica brasileira acolheu dois documentos que passaram a regular o ensino, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. O primeiro contempla o Ensino Fundamental e o segundo, além dessa etapa de ensino, abarca a Educação Infantil e o Ensino Médio. Este artigo aborda o tratamento dado ao léxico, com foco em sua escolarização nos anos que compõem o Ensino Fundamental. A pesquisa tomou como base as duas diretrizes citadas, bem como os aportes teóricos de Marcuschi (2004), Antunes (2012), entre outros. Como resultado, observamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular, destinados ao referido componente curricular, propõem que o ensino do léxico ocorra para além da palavra isolada, efetivando-se no plano do texto, em sintonia com outras palavras, frases e partes que o constituem. Outro ponto relevante é a variedade de abordagens didáticas que podem ser adotadas em relação ao léxico, indo além da mera apresentação de palavras sinônimas comumente trabalhadas. Assim, de modo mais definido, a Base Nacional Comum Curricular elenca habilidades a serem desenvolvidas no campo de estudo em pauta, nos anos que compõem a etapa de ensino investigada, indo além das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Márcio Sales Santiago

Doutor em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotado na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), onde exerce a função de vice-diretor e atua na Graduação em Letras e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

NÓBREGA GOMES, Renilson; SANTIAGO, Márcio Sales. A ESCOLARIZAÇÃO DO LÉXICO: UMA ABORDAGEM DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4129. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4129. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos