A ESCOLARIZAÇÃO DO LÉXICO: UMA ABORDAGEM DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4129Palavras-chave:
PCN-LP; BNCC; Léxico; Abordagem didática.Resumo
Nas duas últimas décadas (1998 a 2017), a Educação Básica brasileira acolheu dois documentos que passaram a regular o ensino, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. O primeiro contempla o Ensino Fundamental e o segundo, além dessa etapa de ensino, abarca a Educação Infantil e o Ensino Médio. Este artigo aborda o tratamento dado ao léxico, com foco em sua escolarização nos anos que compõem o Ensino Fundamental. A pesquisa tomou como base as duas diretrizes citadas, bem como os aportes teóricos de Marcuschi (2004), Antunes (2012), entre outros. Como resultado, observamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular, destinados ao referido componente curricular, propõem que o ensino do léxico ocorra para além da palavra isolada, efetivando-se no plano do texto, em sintonia com outras palavras, frases e partes que o constituem. Outro ponto relevante é a variedade de abordagens didáticas que podem ser adotadas em relação ao léxico, indo além da mera apresentação de palavras sinônimas comumente trabalhadas. Assim, de modo mais definido, a Base Nacional Comum Curricular elenca habilidades a serem desenvolvidas no campo de estudo em pauta, nos anos que compõem a etapa de ensino investigada, indo além das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renilson Nóbrega Gomes, Márcio Sales Santiago

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
