ENTRE A PRESCRIÇÃO CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPACTOS DA BNCC E DO ENEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4123

Palavras-chave:

Política curricular, Avaliação educacional, Ensino de Língua Portuguesa, BNCC, ENEM

Resumo

Este artigo examina a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ensino de Língua Portuguesa, destacando suas convergências e discrepâncias. Fundamentado na teoria crítica da política educacional de Stephen Ball, analisa como as políticas curriculares e avaliativas influenciam a prática docente, frequentemente limitando a autonomia pedagógica e restringindo abordagens críticas da linguagem. Argumenta-se que a ênfase nas avaliações externas favorece um ensino voltado para a prova, priorizando competências instrumentais em detrimento da formação integral dos estudantes. Além disso, discute-se o impacto da recontextualização curricular e da transposição didática na adaptação dos docentes às diretrizes da BNCC e às exigências do ENEM. Os resultados apontam que a lógica performática dessas políticas impõe desafios à construção de um ensino significativo e crítico. Conclui-se sobre a necessidade de problematizar tais políticas e propor estratégias que valorizem a diversidade discursiva, a formação e o letramento crítico.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

BARROS CABRAL, Danilo Marcus; PORTO CAVALCANTE, Rivadavia; SILVA COSTA, Juliana Aparecida; RIBEIRO DOS SANTOS, Gleyde Ohana; MINEIRO, Maria Aparecida. ENTRE A PRESCRIÇÃO CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPACTOS DA BNCC E DO ENEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4123. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4123. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos