ANÁLISE DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Morgana Pappen Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Amany Abdel Rahman Abu Hwas Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Bruna Rezende Martins Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Hildegard Hedwig Pohl Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Letícia Lorenzoni Lasta Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Suzane Beatriz Frantz Krug

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4117

Palavras-chave:

Educação em saúde;, escolas, zona rural

Resumo

Objetivo: O presente artigo objetiva analisar estratégias e ações de educação em saúde em escolas rurais do Rio Grande do Sul (RS), refletindo sobre os possíveis impactos na comunidade escolar. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, analítico, de abordagem qualitativa, realizado com quatro escolas rurais de diferentes municípios da região central do RS. Os participantes foram alunos, pais/responsáveis, professores, profissionais de saúde, Secretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação de cada município, totalizando 82 participantes. Foi realizada entrevista semi-estruturada, após transcritas as falas na íntegra e analisadas conforme Análise de Conteúdo. A pesquisa seguiu todos os preceitos do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul. Resultados: Os dados foram divididos em duas categorias temáticas: Estratégias e ações de educação em saúde: análise a partir das experiências de escolas rurais; e “...eles falam muita coisa importante que a gente precisa pra vida...”: impactos da educação em saúde para a garantia da cidadania. A primeira categoria descreveu a existência das ações e estratégias de educação em saúde abordadas no espaço escolar das escolas pesquisadas, afim de entender a influência na saúde dos escolares e suas famílias. A segunda categoria descreveu os impactos que essas atividades proporcionam aos alunos e suas famílias acerca da promoção e educação em saúde no meio rural. Conclusões: Existem poucas ações de educação em saúde nas escolas rurais, porém, quando realizadas são de suma importância, pois impactam positivamente no cuidado à saúde dos alunos e da comunidade a qual está inserido. Da mesma forma, o aluno se torna um multiplicador de saberes e informações, exercendo também o protagonismo sobre seu autocuidado.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

PAPPEN, Morgana; HWAS, Amany Abdel Rahman Abu; MARTINS, Bruna Rezende; POHL, Hildegard Hedwig; LASTA, Letícia Lorenzoni; KRUG, Suzane Beatriz Frantz. ANÁLISE DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4117. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4117. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos