PANDEMIA DO COVID-19 E SEUS IMPACTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i2a2025.4107

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Educação

Resumo

Apresenta-se uma revisão sistemática sobre os impactos da pandemia COVID-19 na educação. A partir de publicações nas plataformas Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Scielo, identificaram-se os efeitos da pandemia em diferentes aspectos na educação. Para tanto, foram estabelecidos três critérios de inclusão das publicações, sendo necessário para que o artigo integrasse a revisão: (i) ter sido publicado entre os anos de 2020 e 2024; (ii) conter as expressões “educação” e “covid” em qualquer parte do trabalho e (iii) estar integralmente disponível em bases de dados científicas. Uma busca exploratória foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Scielo e foram selecionados 35 artigos que atendiam aos referidos critérios de inclusão. A partir da leitura dos artigos selecionados construiu-se uma planilha eletrônica como instrumento de organização das seguintes informações: (i) ano da publicação; (ii) autores; (iii) título; e (iv) país. Foi possível verificar que a pandemia de COVID-19 trouxe diversas consequências no campo educacional, visto a grande quantidade de estudos que demonstram os desafios enfrentados por professores e estudantes. Observou-se a dificuldade de acesso e de manejo dos recursos digitais, desmotivação de ambas as partes e pouca efetividade do ensino online. Existe, porém, uma escassez de estudos sobre o pós-pandemia na área da educação, publicados em periódicos, ou seja, que enfatizem os desafios enfrentados após o retorno às aulas presenciais e identificando as lacunas educacionais deixadas por aproximadamente dois anos de ensino remoto.

Biografia do Autor

Vitória Nicolini Nunes, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Possui graduação em História - Faculdades Integradas de Taquara (2017) e Geografia - Universidade Estácio de Sá (2023). Entre 2015 e 2017 foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente é bolsista CAPES no programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Atua como professora de História na rede municipal de Rolante - RS.

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Possuí pós-doutorado em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou um segundo pós-doutoramento em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É doutor e mestre em história pela UNISINOS. Possuí graduação em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e graduação em geografia pelo Centro Universitário Uninter (UNINTER). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT), onde também atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional. Participa como pesquisador dos grupos Estratégias Regionais (Universidade UNILASALLE), Núcleo de Estudos de História da Imigração (Universidade de Passo Fundo - UPF), História das mulheres e estudos de gênero (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS). É coordenador do NIEMI - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Identidades, em parceria com universidades do Brasil e do exterior. Coordena os projetos da área de patrimônio cultural, educação patrimonial e gestão do do museu municipal junto à Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto da Prefeitura Municipal de Sapiranga (RS). Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem as migrações históricas e contemporâneas, a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória, das sensibilidades e da produção dos espaços urbanos. Pesquisa, ainda sobre as representações de raça, etnia e gênero. Tem experiência na área de história e geografia, ensino de história e geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil e do Rio Grande do Sul, movimentos migratórios históricos e contemporâneos, movimento Mucker, patrimônio cultural, ensino de história e formação de professores, memória, representações e relações de gênero, raça e etnia e processos identitários em contextos migratórios.

Carlos Fernando Jung, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Pós-Doutorado em Engenharia (Projetos de Engenharia) pelo PPGEP/UFRGS, Doutor em Engenharia de Produção (Área de concentração: Sistemas da Qualidade) pelo PPGEP/UFRGS, Mestre em Engenharia de Produção (Área de concentração: Projeto de Produto) pelo PPGEP/UFSM; Graduado em Eletrônica pela UNISINOS. É Coordenador e Professor dos Cursos de Engenharia de Produção (2000-Atual) e Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade (2010-Atual) das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. Tem experiência de 20 anos (1980-2000) na área de pesquisa e desenvolvimento (PD) e produção industrial de equipamentos eletrônicos. Gestor do Pólo de Inovação Tecnológica do Paranhana/Encosta de Serra - Programa de Pólos Tecnológicos da Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS (2001-2019). Professor/Pesquisador do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2013-Atual). Consultor - Área 9 - Produção - Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS (2013-2015). Membro do CAA - Comitê Assessor de Área: Tecnologia em Gestão da Qualidade - INEP/MEC (2018-2020) nomeado pela Portaria N 151 de 05/03/2018. Diretor Científico (2018-2020) e Diretor da Regiao Sul (2020-Atual) da BRAMON - Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros. Proprietário e Pesquisador do Observatório Espacial Heller Jung (2016-Atual). Conselheiro Fiscal - Conselho Comunitário Pró Segurança Pública, Taquara, RS (2022-Atual). CONSULTOR AD HOC - Secretaria da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Tecnológico do RS - Edital SICT 02/2023. CONSULTOR AD HOC - FAPERGS - Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Edital FAPERGS 07/2024 - Programa de Manutenção de Talentos Tecnológicos - EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

NUNES, Vitória Nicolini; GEVEHR, Daniel Luciano; JUNG, Carlos Fernando. PANDEMIA DO COVID-19 E SEUS IMPACTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 2, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i2a2025.4107. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4107. Acesso em: 8 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos