ESTUDO SOBRE AS VIAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SAÚDE BUCAL A PARTIR DE OFICINAS DE TRANSCRIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4102Palavras-chave:
educação em saúde bucal, oficinas de transcriação, timpanizaçãoResumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) promove ações em saúde bucal, mas enfrenta desafios educativos, evidenciando uma necessidade de métodos inovadores e participativos para aprimorar a aprendizagem. Neste contexto, o estudo teve como objetivo analisar as estratégias de ensino-aprendizagem dos materiais pedagógicos empregados no PSE e identificar as contribuições das Oficinas de Transcriação (OsT) na produção de conhecimento em saúde bucal no contexto escolar. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo envolveu a análise documental de materiais pedagógicos do PSE e pesquisa de campo em uma escola pública de Ensino Fundamental, onde as OsT foram aplicadas e observadas. Os dados coletados foram analisados por meio do método da timpanização, passando por três gestos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias suplementares. Nos resultados, observaram-se as potencialidades e limitações das ações adotadas, ressaltando a importância de processos criativos e criadores de ensino-aprendizagem na promoção da educação em saúde bucal. Concluiu-se que a inclusão das OsT ao PSE pode promover uma via de conhecimento em saúde bucal promissora, ao destacar a singularidade de vivências e estimular a expressão dos estudantes, promovendo uma aprendizagem efetiva e potente.
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