INDÍCIOS DE CONSCIÊNCIA SINTÁTICA EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4097

Palavras-chave:

consciência linguística, produção textual, habilidades sintáticas, consciência sintática

Resumo

Para produzir textos é preciso habilidades linguísticas, assim como é necessário refletir conscientemente sobre essas habilidades com foco em seu uso. Considerando essa premissa, o presente estudo assume a consciência linguística como tema de pesquisa. Com o objetivo de identificar indícios de consciência sintática em estudantes, investigamos 30 produções textuais de quinze alunos, que redigiram um texto em contexto escolar no 8º ano e outro texto, após sete meses, no 9º ano do ensino fundamental. As produções textuais foram analisadas sob quatro critérios sintáticos, a fim de perceber os avanços linguísticos entre o primeiro e o segundo texto, a saber: a) Estruturas das orações e articulações; b) Concordância e regência; c) Pontuação; e d) Coesão. Após as análises, foi aplicada uma entrevista individual com cinco participantes para discutir suas produções. Os resultados indicaram melhoras em determinados aspectos como a estruturação sintática das orações e os elementos de coesão utilizados, quando comparados ao primeiro texto. Ademais, eles revelaram conhecimentos linguísticos e, para além disso, demonstraram reflexões intencionais sobre seus conhecimentos. Quatro dos cinco entrevistados expressaram indícios, em suas respostas, de desenvolvimento da consciência sintática por meio de suas ponderações concernentes aos textos que escreveram e das qualidades gramaticais sobre as quais foram questionados.

Biografia do Autor

Natália Taís Scherer, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Licenciada em Letras - português e inglês pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino, da mesma universidade, com bolsa integral CNPq. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa da Educação Básica. 

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Letras pela Univates (2002), mestrado em Letras pela PUCRS (2006) e doutorado em Letras pela PUCRS (2016). É professora titular na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos Cursos de Letras e de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: ensino da leitura e da escrita, processamento da compreensão leitora e processos inferenciais pragmáticos. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre o ensino de línguas mediado por tecnologias digitais.

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

SCHERER, Natália Taís; FORNECK, Kári Lúcia. INDÍCIOS DE CONSCIÊNCIA SINTÁTICA EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4097. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4097. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos