INDÍCIOS DE CONSCIÊNCIA SINTÁTICA EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4097Palavras-chave:
consciência linguística, produção textual, habilidades sintáticas, consciência sintáticaResumo
Para produzir textos é preciso habilidades linguísticas, assim como é necessário refletir conscientemente sobre essas habilidades com foco em seu uso. Considerando essa premissa, o presente estudo assume a consciência linguística como tema de pesquisa. Com o objetivo de identificar indícios de consciência sintática em estudantes, investigamos 30 produções textuais de quinze alunos, que redigiram um texto em contexto escolar no 8º ano e outro texto, após sete meses, no 9º ano do ensino fundamental. As produções textuais foram analisadas sob quatro critérios sintáticos, a fim de perceber os avanços linguísticos entre o primeiro e o segundo texto, a saber: a) Estruturas das orações e articulações; b) Concordância e regência; c) Pontuação; e d) Coesão. Após as análises, foi aplicada uma entrevista individual com cinco participantes para discutir suas produções. Os resultados indicaram melhoras em determinados aspectos como a estruturação sintática das orações e os elementos de coesão utilizados, quando comparados ao primeiro texto. Ademais, eles revelaram conhecimentos linguísticos e, para além disso, demonstraram reflexões intencionais sobre seus conhecimentos. Quatro dos cinco entrevistados expressaram indícios, em suas respostas, de desenvolvimento da consciência sintática por meio de suas ponderações concernentes aos textos que escreveram e das qualidades gramaticais sobre as quais foram questionados.
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