FRAGMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NO CÍRCULO ESOTÉRICO DA PSICANÁLISE: CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4088

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Círculo Esotérico, Epistemologia de Fleck, Revista Brasileira de Psicanálise

Resumo

Os laços sociais na contemporaneidade têm sido problematizados em função da alta procura por atendimentos clínicos, nos consultórios que lidam com os sofrimentos psíquicos. Notadamente, as instituições de ensino têm recebido muitos diagnósticos de alunos com diversos tipos de transtorno, termo utilizado pela psiquiatria e que se baseia no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5, publicado pela Associação Americana de Psiquiatria. Contudo, na literatura do campo da saúde mental, particularmente na psicanálise, encontram-se muitos trabalhos que questionam a rapidez com que os laudos são fornecidos a esses alunos, atribuindo-lhes lugares nos quais se reduzem ainda mais os laços sociais, não permitindo que elaborem outras narrativas sobre si mesmos. Dessa forma, tendo como pressuposto o olhar fleckiano de que é no círculo esotérico que as concepções e práticas de uma área de conhecimento se atualizam, apontando para avanços internos à própria teoria e impactando outras esferas acadêmicas, nesta pesquisa procuramos verificar em um importante veículo de disseminação da psicanálise – a Revista Brasileira de Psicanálise, RBP –, se há publicações na interface com a educação e seu entorno, considerando a importância da presença imperativa das subjetividades na contemporaneidade. Foram encontrados na RBP artigos que chamam para discussão aspectos relacionados à educação, mas são poucos os trabalhos de campo que trazem intervenções reais, sugerindo práticas no contexto escolar.

Biografia do Autor

Sérgio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Psicanalista. Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (Mestrado Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Mestrado Profissional).

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Docente  na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências em Matemática, ambos mestrados acadêmicos da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira. FRAGMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NO CÍRCULO ESOTÉRICO DA PSICANÁLISE: CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4088. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4088. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos