FRAGMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NO CÍRCULO ESOTÉRICO DA PSICANÁLISE: CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4088Palavras-chave:
Psicanálise, Educação, Círculo Esotérico, Epistemologia de Fleck, Revista Brasileira de PsicanáliseResumo
Os laços sociais na contemporaneidade têm sido problematizados em função da alta procura por atendimentos clínicos, nos consultórios que lidam com os sofrimentos psíquicos. Notadamente, as instituições de ensino têm recebido muitos diagnósticos de alunos com diversos tipos de transtorno, termo utilizado pela psiquiatria e que se baseia no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5, publicado pela Associação Americana de Psiquiatria. Contudo, na literatura do campo da saúde mental, particularmente na psicanálise, encontram-se muitos trabalhos que questionam a rapidez com que os laudos são fornecidos a esses alunos, atribuindo-lhes lugares nos quais se reduzem ainda mais os laços sociais, não permitindo que elaborem outras narrativas sobre si mesmos. Dessa forma, tendo como pressuposto o olhar fleckiano de que é no círculo esotérico que as concepções e práticas de uma área de conhecimento se atualizam, apontando para avanços internos à própria teoria e impactando outras esferas acadêmicas, nesta pesquisa procuramos verificar em um importante veículo de disseminação da psicanálise – a Revista Brasileira de Psicanálise, RBP –, se há publicações na interface com a educação e seu entorno, considerando a importância da presença imperativa das subjetividades na contemporaneidade. Foram encontrados na RBP artigos que chamam para discussão aspectos relacionados à educação, mas são poucos os trabalhos de campo que trazem intervenções reais, sugerindo práticas no contexto escolar.
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