PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Hérica Zanatta Univates - Universidade do Vale do Taquari
  • Sérgio Nunes Lopes

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3998

Palavras-chave:

Autismo. Educação Infantil. Inclusão

Resumo

O presente estudo parte das constatações do relatório publicado pelo Instituto de Pesquisa Pensi, em 2021, que constatou aumento significativo nas matrículas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas brasileiras. Partindo destes dados preliminares levantou-se, parcialmente, o estado atual do estudo sobre o Autismo na Educação, com o objetivo de estudar propostas pedagógicas abertas e adaptáveis para estudantes com TEA na Educação Infantil. Para tanto, foi necessário empreender uma revisão bibliográfica acerca da inclusão de estudantes da educação infantil com TEA na educação formal. À medida que as investigações científicas e as políticas públicas avançavam ficou claro que era preciso reestruturar e adaptar todo o universo escolar para melhor incluir as crianças com autismo no contexto educacional. Após uma breve análise referente a história do Autismo, foram elaboradas propostas de interações, inspiradas na revisão bibliográfica e experimentadas com uma estudante autista de uma escola da Rede Pública do Vale do Taquari – Rio Grande do Sul. Através destas atividades e interações, foi possível analisar como se deu o processo de ensino e aprendizagem da estudante, a partir das atividades proporcionadas no contexto da pesquisa. Diante dos resultados desenvolvidos, foi possível concluir que após a universalização da Educação, crianças com síndromes ou algum tipo de transtorno mental global começaram a ganhar os seus espaços e direitos na sociedade e na Educação. Através das atividades desenvolvidas com a estudante, foi possível constatar que, se na atualidade tivermos uma educação equânime, com profissionais capacitados e adaptações das atividades conforme necessidade e demandas das crianças, é possível, sim, desenvolver um ensino de qualidade desde a Educação Infantil para crianças com TEA.

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

ZANATTA, Hérica; NUNES LOPES, Sérgio. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3998. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3998. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos