ALFABETIZAR: (INTER)AÇÕES DIALÓGICAS E SABER-FAZER DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3994

Palavras-chave:

Alfabetização, Saberes-fazeres, Planejamento

Resumo

Este artigo objetiva analisar o saber-fazer docente no contexto pós-pandemia em Alagoas. Busca-se compreender: como os professores estão mobilizando os seus saberes-fazeres no desenvolvimento de suas práticas durante o processo de alfabetização? Metodologicamente, esta pesquisa enquadra-se em uma investigação quanti-qualitativa (Sampieri; Collado; Lucio, 2013) por articular resultados de um survey aliados aos dados produzidos a partir de grupos focais (Gatti, 2005). O grupo focal foi realizado com seis professores alfabetizadores do estado de Alagoas, corpus coletado no contexto da pesquisa do Coletivo AlfaRede. Os resultados apontam que os professores mobilizaram saberes e, na atuação dos seus saberes-fazeres, engajaram-se diante das novas necessidades de adaptações e transformações escolares exercendo um papel fundamental em busca do aprendizado dos estudantes no atual cenário educacional.

Biografia do Autor

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Érica Raiane de Santana Galvão, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFAL). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL).

Jânio Nunes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). É professor adjunto na UFAL, atuando nas disciplinas pedagógicas da Faculdade de Letras. Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC).

Viviane Caline de Souza Pinheiro, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL).

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; GALVÃO, Érica Raiane de Santana; SANTOS, Jânio Nunes dos; PINHEIRO, Viviane Caline de Souza. ALFABETIZAR: (INTER)AÇÕES DIALÓGICAS E SABER-FAZER DOCENTE. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3994. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3994. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos