O PARADIGMA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA E O FUTURO DO APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3990Palavras-chave:
Educação em Farmácia, tecnologia, Ensino SuperiorResumo
Com a rápida evolução das ciências e a crescente complexidade das terapias, a formação de farmacêuticos exige novas abordagens que integrem o uso de ferramentas tecnológicas, promovendo um aprendizado mais prático e autônomo. O uso dessas tecnologias contribui para o aprendizado contínuo e facilita o acesso a informações atualizadas, preparando os profissionais para as demandas do mercado. Esta pesquisa teve por objetivo analisar o impacto das tecnologias digitais na educação farmacêutica, destacando suas vantagens e desafios. Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa em cinco etapas: identificação, seleção, triagem, elegibilidade e inclusão. Foram utilizados descritores como: educação em farmácia, tecnologia educacional, formação profissional e docentes de farmácia, em português e inglês. O processo garantiu a relevância dos estudos selecionados, com ênfase em artigos que discutem o papel da tecnologia na educação farmacêutica. Foram analisados 1.410 artigos, dos quais 18 foram incluídos, representando diferentes países. Os estudos evidenciam que tecnologias como simulações virtuais e salas de aula invertidas promovem aprendizado mais ativo, aumentando desempenho acadêmico, retenção de conhecimento e autonomia, além de melhorar a adaptação às demandas do mercado. Contudo, a implementação enfrenta desafios, como resistência dos educadores, infraestrutura insuficiente e necessidade de acessibilidade. Além disso, destaca-se que a transformação digital não se restringe ao uso de ferramentas, mas envolve preparar os estudantes para atuar em um contexto clínico digital, incluindo prontuários eletrônicos, telessaúde e análise de dados. Conclui-se que investimentos em formação docente, infraestrutura e competências digitais são essenciais para alinhar a educação farmacêutica às exigências de um mercado tecnológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dayvid Batista Da Silva, Bruno Sant’Anna Rodrigues Da Silva , Karina Perrelli Randau

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
