O PARADIGMA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA E O FUTURO DO APRENDIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3990

Palavras-chave:

Educação em Farmácia, tecnologia, Ensino Superior

Resumo

Com a rápida evolução das ciências e a crescente complexidade das terapias, a formação de farmacêuticos exige novas abordagens que integrem o uso de ferramentas tecnológicas, promovendo um aprendizado mais prático e autônomo. O uso dessas tecnologias contribui para o aprendizado contínuo e facilita o acesso a informações atualizadas, preparando os profissionais para as demandas do mercado. Esta pesquisa teve por objetivo analisar o impacto das tecnologias digitais na educação farmacêutica, destacando suas vantagens e desafios. Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa em cinco etapas: identificação, seleção, triagem, elegibilidade e inclusão. Foram utilizados descritores como: educação em farmácia, tecnologia educacional, formação profissional e docentes de farmácia, em português e inglês. O processo garantiu a relevância dos estudos selecionados, com ênfase em artigos que discutem o papel da tecnologia na educação farmacêutica. Foram analisados 1.410 artigos, dos quais 18 foram incluídos, representando diferentes países. Os estudos evidenciam que tecnologias como simulações virtuais e salas de aula invertidas promovem aprendizado mais ativo, aumentando desempenho acadêmico, retenção de conhecimento e autonomia, além de melhorar a adaptação às demandas do mercado. Contudo, a implementação enfrenta desafios, como resistência dos educadores, infraestrutura insuficiente e necessidade de acessibilidade. Além disso, destaca-se que a transformação digital não se restringe ao uso de ferramentas, mas envolve preparar os estudantes para atuar em um contexto clínico digital, incluindo prontuários eletrônicos, telessaúde e análise de dados. Conclui-se que investimentos em formação docente, infraestrutura e competências digitais são essenciais para alinhar a educação farmacêutica às exigências de um mercado tecnológico.

Biografia do Autor

Dayvid Batista Da Silva, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.

Bruno Sant’Anna Rodrigues Da Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Farmacêutico, Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo ICTQ, Graduando em Licenciatura em Espanhol na Universidade Federal de Pernambuco –UFPE.

Karina Perrelli Randau , Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

Professora Doutora, no Departamento de Ciências Farmacêuticas, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de Pernambuco –UFPE.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

BATISTA DA SILVA, Dayvid; SANT’ANNA RODRIGUES DA SILVA , Bruno; PERRELLI RANDAU , Karina. O PARADIGMA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA E O FUTURO DO APRENDIZADO. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3990. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3990. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos