CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3935

Palavras-chave:

Letramento científico, Formação de professores, Ensino, Educação básica

Resumo

No presente artigo, objetivou-se analisar e descrever as potencialidades e aplicações de um curso de formação docente, intitulado Letramento científico de estudantes da educação básica: investigando estratégias pedagógicas, ofertado a professores e licenciandos, com base na metodologia da pesquisa-participante. Para tanto, adotaram-se duas estratégias que conduziram à investigação e à escrita do estudo: na primeira, primou-se pela identificação, por meio da literatura, de aspectos importantes na proposição de um curso de formação na atualidade; na segunda, sobre utilização da metodologia da pesquisa-participante, descreveu-se a forma como uma pesquisadora-participante realizou observações no decorrer do curso de formação docente em análise. Assim, foi possível uma comparação entre o que foi encontrado na literatura e o que foi observado pela pesquisadora na vivência do referido curso. No geral, concluiu-se que o curso de formação analisado está em consonância com os aspectos considerados relevantes na elaboração de processos para formação de professores na atualidade.

Biografia do Autor

Raquel Tusi Tamiosso, Universidade Franciscana

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (Brasil). Possui mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, localizado em Santa Maria - Brasil. Atualmente, exerce o cargo de Professora na Universidade Franciscana, vinculada ao Curso de Biomedicina

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Especialista em Atividade Física e Saúde, Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora nos Grupo Colaborativo Flexilhas, Unipampa-RS, Ciênciaemflor e Grupo de estudo e pesquisa ensino em movimento (Universidade Federal de Santa Maria). Tem experiência na área de Formação de Professores e Processos de Ensino-Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas.

Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências, Especialização em TIC aplicadas à Educação e em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta no Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM), no PPG Educação em Ciências (PPGECi - UFSM) e no PPG Educação (PPGE - UFSM). Líder do grupo de pesquisa Ciênciaemflor. Áreas de interesse: Educação científica e a formação de professores no contexto socioambiental; Inovação pedagógica na educação científica; Letramento e saberes científicos: docência, ensino e aprendizagem na Educação Básica.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

TUSI TAMIOSSO, Raquel; GODINHO SOARES, Renata; COUTINHO, Cadidja. CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3935. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3935. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos