CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3935Palavras-chave:
Letramento científico, Formação de professores, Ensino, Educação básicaResumo
No presente artigo, objetivou-se analisar e descrever as potencialidades e aplicações de um curso de formação docente, intitulado Letramento científico de estudantes da educação básica: investigando estratégias pedagógicas, ofertado a professores e licenciandos, com base na metodologia da pesquisa-participante. Para tanto, adotaram-se duas estratégias que conduziram à investigação e à escrita do estudo: na primeira, primou-se pela identificação, por meio da literatura, de aspectos importantes na proposição de um curso de formação na atualidade; na segunda, sobre utilização da metodologia da pesquisa-participante, descreveu-se a forma como uma pesquisadora-participante realizou observações no decorrer do curso de formação docente em análise. Assim, foi possível uma comparação entre o que foi encontrado na literatura e o que foi observado pela pesquisadora na vivência do referido curso. No geral, concluiu-se que o curso de formação analisado está em consonância com os aspectos considerados relevantes na elaboração de processos para formação de professores na atualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raquel Tusi Tamiosso, Renata Godinho Soares, Cadidja Coutinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
