APRENDIZAGEM ENTRE PARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA

Autores

  • Andreia do Nascimento Lima Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3790

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Relato de Experiência, Ensino

Resumo

A aprendizagem entre pares (ou times), também conhecida como peer instruction ou team based learning, é uma metodologia ativa de ensino que tem como objetivo incentivar o debate e a reflexão em conjunto, sua utilização em sala de aula de cursos técnicos pode permitir a transformação do ensino tradicional em uma aprendizagem interativa, proveitosa, que incentiva o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de argumentação dos alunos. O objetivo proposto neste trabalho é fazer um relato de experiência da utilização em sala de aula da aprendizagem entre pares na disciplina de Economia e Administração Rural II, na turma do curso técnico subsequente em agropecuária do polo Santana do Araguaia-PA do Instituto Federal do Pará, Campus Rural de Marabá. Inicialmente aborda-se sobre o curso técnico em agropecuária subsequente ao ensino médio, em seguida faz-se uma breve contextualização sobre a aprendizagem entre pares, o papel do educador e do educando para o ensino-aprendizagem, posteriormente traz o relato do uso dessa metodologia em sala de aula e sua contribuição para a disciplina. Os resultados dessa experiência apontam que a troca de conhecimento entre os alunos impactou positivamente na interação entre eles, tornando a aula dinâmica, conforme proposto pela docente ao planejar o uso da metodologia ativa.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

DO NASCIMENTO LIMA, Andreia. APRENDIZAGEM ENTRE PARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA . Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3790. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3790. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos