CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM PANORAMA BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3749

Palavras-chave:

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Ensino de Ciências e Matemática, Banco de Teses e Dissertações da CAPES

Resumo

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) surgiu como uma teoria que visa analisar as formas de manifestação do conhecimento a partir da prática docente em sala de aula, ao se considerar as experiências prévias e o contexto em que cada sujeito se encontra inserido. Neste artigo, objetiva-se apresentar o panorama do Estado do Conhecimento acerca das pesquisas nos Programas de Pós-Graduação na área do Ensino de Ciências e Matemática sobre o PCK a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Numa abordagem quali-quantitativa, de objetivo exploratório e natureza básica, esta pesquisa identificou aspectos nos estudos sobre PCK à luz da Análise de Conteúdo como tipo e ano de defesa, Programas de Pós-Graduação e orientador e, dentre outros, metodologia e objetivos. Notou-se uma distribuição similar entre teses e dissertações, mas a sub-representação de estudos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste indica não haver panorama geral sobre as possibilidades de investigações sobre o PCK no país. Isto também é reforçado pelo predomínio da Química, com perspectivas mais inovadoras, em relação às demais ciências, que tendem a abordagens mais bem estabelecidas. A Análise de Conteúdo sobre os objetivos reforça a importância do PCK para estudos sobre a formação inicial e continuada de professores, bem como a tendência recente de aliar o PCK com outros referenciais teóricos do Ensino de Ciências e Matemática.

Biografia do Autor

Felipe Gasparini, UFPR

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi bolsista PROEC/UFPR (entre julho e dezembro de 2021) no projeto de extensão "Ciência e Arte no FiBrA" e bolsista IC/CNPq (entre setembro de 2022 e agosto de 2023) no projeto de pesquisa "Divulgação Científica de Museus de Ciências e Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável". Desde setembro de 2023, é bolsista IC/Fundação Araucária no projeto de pesquisa "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: um caso específico no PIBID/Química", sob orientação do Prof. Dr. Everton Bedin. Atua no campo do Ensino de Ciências, trabalhando com os temas Divulgação Científica e Formação Docente.

Everton Bedin, UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atuou como Vice-Coordenador (01/2022 - 08/2023) e Coordenador (09/2023 - 01/2026), e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TDIC, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Eduardo Miranda, UFPR

Graduando no curso de Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Faz iniciação científica no Laboratório de Sensores Eletroquímicos (LabSensE). Atualmente é aluno de Iniciação Científica no Grupo de Estudos Holísticos Multimodais em Educação em Ciências (GEHMEC). Também participa do Centro Acadêmico de Química (CAQuí) como coordenador de secretária.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

GASPARINI, Felipe; BEDIN, Everton; MIRANDA, Eduardo. CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM PANORAMA BRASILEIRO. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3749. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3749. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos