CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM PANORAMA BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3749Palavras-chave:
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Ensino de Ciências e Matemática, Banco de Teses e Dissertações da CAPESResumo
O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) surgiu como uma teoria que visa analisar as formas de manifestação do conhecimento a partir da prática docente em sala de aula, ao se considerar as experiências prévias e o contexto em que cada sujeito se encontra inserido. Neste artigo, objetiva-se apresentar o panorama do Estado do Conhecimento acerca das pesquisas nos Programas de Pós-Graduação na área do Ensino de Ciências e Matemática sobre o PCK a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Numa abordagem quali-quantitativa, de objetivo exploratório e natureza básica, esta pesquisa identificou aspectos nos estudos sobre PCK à luz da Análise de Conteúdo como tipo e ano de defesa, Programas de Pós-Graduação e orientador e, dentre outros, metodologia e objetivos. Notou-se uma distribuição similar entre teses e dissertações, mas a sub-representação de estudos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste indica não haver panorama geral sobre as possibilidades de investigações sobre o PCK no país. Isto também é reforçado pelo predomínio da Química, com perspectivas mais inovadoras, em relação às demais ciências, que tendem a abordagens mais bem estabelecidas. A Análise de Conteúdo sobre os objetivos reforça a importância do PCK para estudos sobre a formação inicial e continuada de professores, bem como a tendência recente de aliar o PCK com outros referenciais teóricos do Ensino de Ciências e Matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe Gasparini, Everton Bedin, Eduardo Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.