ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2018 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3744Palavras-chave:
Ensino, Educação Financeira, Educação Matemática Critica, Revisão Sistemática da Literatura, Pós-Graduação Stricto SensuResumo
Este artigo apresenta uma análise de estudos de Pós-Graduação Stricto Sensu que exploram o ensino de Educação Financeira através da perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para alcançar o objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, adotando características de uma Revisão Sistemática de Literatura. O procedimento de mapeamento de publicações foi realizado para levantar, organizar e analisar os dados. As informações foram obtidas por meio da seleção de quinze dissertações publicadas entre 2018 e 2023 no Catálogo de Teses e Dissertações mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Optamos por buscar nesse catálogo devido à obrigação dos programas de pós-graduação de registrar suas teses e dissertações nele. A análise dos resultados permitiu traçar um panorama teórico e metodológico entre as pesquisas examinadas, estabelecendo parâmetros nas convergências de cada pesquisa em relação à Educação Matemática Crítica no ensino de Educação Financeira. Esse mapeamento proporciona uma visão abrangente das pesquisas mais recentes na área, viabilizando a identificação de lacunas, avanços e desafios, contribuindo para o desenvolvimento de futuras investigações e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Educação Financeira por meio da Educação Matemática Crítica.
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