ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2018 A 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3744

Palavras-chave:

Ensino, Educação Financeira, Educação Matemática Critica, Revisão Sistemática da Literatura, Pós-Graduação Stricto Sensu

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de estudos de Pós-Graduação Stricto Sensu que exploram o ensino de Educação Financeira através da perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para alcançar o objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, adotando características de uma Revisão Sistemática de Literatura. O procedimento de mapeamento de publicações foi realizado para levantar, organizar e analisar os dados. As informações foram obtidas por meio da seleção de quinze dissertações publicadas entre 2018 e 2023 no Catálogo de Teses e Dissertações mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Optamos por buscar nesse catálogo devido à obrigação dos programas de pós-graduação de registrar suas teses e dissertações nele. A análise dos resultados permitiu traçar um panorama teórico e metodológico entre as pesquisas examinadas, estabelecendo parâmetros nas convergências de cada pesquisa em relação à Educação Matemática Crítica no ensino de Educação Financeira. Esse mapeamento proporciona uma visão abrangente das pesquisas mais recentes na área, viabilizando a identificação de lacunas, avanços e desafios, contribuindo para o desenvolvimento de futuras investigações e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Educação Financeira por meio da Educação Matemática Crítica.

Biografia do Autor

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Licenciatura em Matemática. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas.

Maria Isabel Menezes Rolleri, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Matemática. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas.

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

09-08-2024

Como Citar

SOARES, Guilherme Araújo; ROLLERI, Maria Isabel Menezes; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2018 A 2023. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3744. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3744. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos