A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE EM REVISTAS DE PSICANÁLISE: ANÁLISE DA PRESENÇA DO “DISCURSO CAPITALISTA DE JACQUES LACAN”

Autores

  • Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) http://orcid.org/0000-0002-4803-5806

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3706

Palavras-chave:

Psicanálise. Educação. Revistas de Psicanálise. Ensino e Aprendizagem. Discurso do Capitalista.

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa intitulada “(Im)Possível interlocução entre Psicanálise, Educação e Ensino: uma investigação em revistas de Psicanálise”, realizada em uma universidade pública brasileira, na qual procuramos analisar em revistas de psicanálise a presença/ausência de artigos que tem como tema a educação no sentido amplo do termo e, em específico, se procuram trazer para discussão o “discurso do capitalista”, no sentido lacaniano. Tendo como preocupação a influência que o discurso encontrado na contemporaneidade tem no cotidiano dos sujeitos, que muitas vezes dificultam ou até mesmo obstaculizam suas vidas, este trabalho procura verificar se há pesquisas, reflexões, ensaios que permitem pensar em possibilidades de construir caminhos de subjetivação que não conduzam à satisfação coletiva cujo valor maior é o consumo desenfreado e cada vez mais intenso e veloz daquilo que Lacan chamou de gadget. Trata-se de um instrumento criado ou potencializado pelo discurso do capitalismo que faz com que as pessoas vivam em função de mais produzir e mais consumir, levando a um falso tamponamento de conflitos e faltas de um passado remoto. Os resultados mostram que há trabalhos que apontam criticamente para este discurso, os quais podem ser considerados reflexos de outros setores da sociedade, além daqueles que lidam diariamente com a saúde, com a educação e com as pesquisas na academia.

Biografia do Autor

Sérgio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (Mestrado Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Mestrado Profissional).

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade, ambos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira. A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE EM REVISTAS DE PSICANÁLISE: ANÁLISE DA PRESENÇA DO “DISCURSO CAPITALISTA DE JACQUES LACAN”. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3706. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3706. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos