CULTURA DIGITAL: INTERSEÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3701

Palavras-chave:

Cultura Digital. Práticas Pedagógicas. Educação Contemporânea. Mídia-Educação

Resumo

O estudo centra-se na integração da cultura digital nas práticas pedagógicas contemporâneas, exemplificadas através das oficinas “Bob Esponja” e “Capitão Planeta”. Explorar como os elementos digitais podem melhorar os métodos de ensino e avaliar o seu impacto no estímulo do pensamento crítico, científico e criativo nos educadores. Pesquisa educacional qualitativa, utilizando oficinas como método para envolver os professores no desenvolvimento de planos de aula utilizando elementos digitais. Realizado em uma escola de educação especial em Porto Alegre, Brasil, envolvendo 13 professores do ensino fundamental que participaram da criação de planos de aula. Os dados foram coletados por meio de planos de aula elaborados durante as oficinas. A análise foi descritiva e interpretativa, com foco em como os planos integram a cultura digital no ensino. As oficinas demonstraram o uso eficaz das mídias digitais nos planos de aula, incentivando abordagens inovadoras, críticas e criativas no ensino. O estudo conclui que a inclusão da cultura digital na educação é essencial para as práticas pedagógicas contemporâneas. Sugere o desenvolvimento profissional contínuo para que os educadores se adaptem à evolução das exigências educativas e integrem os elementos digitais de forma eficaz.

Biografia do Autor

Vinicius Azambuja Ribeiro, Associação Pestalozzi de Canoas - PPGECIM/ULBRA

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA/Canoas é graduado em Ciências Biológicas na mesma instituição. Especialista em Orientação Escolar e Educação para o Meio Ambiente pela Faculdade da Região Serrana - FARESE. Técnico em Infraestrutura Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFSUL. Realiza atualizações pedagógicas nas redes municipais, direcionadas para a Iniciação Científica e Educação Especial no Ensino de Ciências e Matemática. Professor de Ciências e Matemática da Educação Básica na Associação Pestalozzi de Canoas. Tem interesse de pesquisa na área da Educação, com ênfase: aprendizagem baseda em desenhos animados, iniciação científica, educar pela pesquisa, cultura digital, aprendizagem baseada em games e educação inclusiva.

Leticia Azambuja Lopes, Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Licenciaturas: Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras - Inglês, História, Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Biomedicina e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

RIBEIRO, Vinicius Azambuja; LOPES, Leticia Azambuja. CULTURA DIGITAL: INTERSEÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEMPORÂNEA. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3701. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3701. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos