JOHN DEWEY E A DEMOCRACIA COMO FORMA DE VIDA: AS ATRIBUIÇÕES DO EDUCADOR NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3685

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Dewey, Formação de Sujeitos Críticos, Educador

Resumo

Este artigo faz uma análise e reflexão sobre a democracia como forma de vida e as atribuições do educador na formação de sujeitos críticos para o exercício das práticas sociais democráticas sob a perspectiva de John Dewey, filósofo e educador estadunidense, que abordou o tema profundamente em suas obras Democracia e Educação (1916), e Experiência e educação (1938), duas de suas obras mais importantes no campo educacional. No percurso de análise pretende-se, também, retomar alguns conceitos importantes apresentados nas obras mencionadas como: democracia, experiência, educação e práticas pedagógicas relacionando-os com a perspectiva de Dewey de que a democracia é muito mais que sistema político, é uma forma de vida baseada na participação ativa dos cidadãos por meio de suas experiências pela busca do bem comum. O nosso objetivo é compreender como o exercício da prática docente se fortalece enquanto atividade mobilizadora de sentidos para a formação e autoformação do sujeito. E como o educador poderá exercer o seu ofício proporcionando experiências educativas e democráticas. A democracia, na visão de Dewey, demanda a preparação do sujeito para que se torne, no decorrer dos anos, um indivíduo ativo na sociedade visando a busca por justiça e igualdade social. Dewey acreditava que o meio mais propício para chegar a uma educação democrática era a promoção de experiências democráticas, também pela escola, enfatizando assim a ligação entre a educação progressista, educação e democracia. O educador, enquanto formador de cidadãos críticos e capazes de atuar significativamente na sociedade, torna-se peça fundamental nesse processo atuando na transmissão e construção dos valores democráticos em seus alunos.

Biografia do Autor

Diane Serpa, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Norte do Paraná, Especialista em Informática para Educação pela Faculdade Alfamérica, Especialista em Matemática e Física pela Faculdade Futura, Especialista em Ensino Lúdico, Tecnologias Educacionais e a Prática em Sala de Aula, Metodologia do Ensino da Matemática pelo Instituto Intervale, Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação pela ULBRA/Canoas-RS. Atua como Professora de Matemática do SENAC EAD e no Estado do RS. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática - GPDSTEM através da linha de pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente e do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GruPECT) através da linha de pesquisa: Processos Educativos e Linguagem.

Eunice Gomes da Silva, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF)-RS, Mestre em Letras - Português pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Atua como Secretária Executiva no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO.

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Orienta em mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação, Teorias do Conhecimento e Teorias Educacionais . Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação humana, cuidado de si, reconhecimento e pensamento pós-humanista, com ênfase em pensadores contemporâneos como Martin Heidegger, Michel Foucault e Axel Honneth. Conceitos nucleares: ação humana, ação pedagógica, formação humana, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade. Possui publicados vários livros, capítulo de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, com destaque para: Kant & A Educação (2011); Educação natural em Rousseau: das necessidade da criança e dos cuidados do adulto (2011); Die sprachliche Kosntitution des Selbst (Self) und die pädagogische Handlung (2014); Condição humana e educação do amor próprio em Rousseau (2016);Uma leitura não-tradicional de Johann Friedrich Herbart: Autogoverno pedagógico e posição ativa do educando (2018); Conditio humana und tugendhafte Willensbildung: Untiefen der Anerkennung bei Rousseau und Honneth (2018); John Dewey como leitor de Jean-Jacques Rousseau: o problema da formação das capacidades humanas (2019).

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Publicado

09-08-2024

Como Citar

SERPA, Diane; GOMES DA SILVA, Eunice; DALBOSCO, Claudio Almir. JOHN DEWEY E A DEMOCRACIA COMO FORMA DE VIDA: AS ATRIBUIÇÕES DO EDUCADOR NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3685. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3685. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos