LITERACIA MIDIÁTICA E COMBATE A FAKE NEWS: UM ESTUDO DE CASO COM O PÚBLICO DA TERCEIRA IDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3679

Palavras-chave:

Mídias Digitais, Fake News, Terceira Idade, Literacia Midiática.

Resumo

Este estudo é o resultado de sistematizações teóricas e práticas sobre a extensão universitária voltada para pessoas idosas com foco na educação midiática, com vistas ao enfrentamento de contextos que envolvem a circulação de fake news. Um estudo de caso realizado a partir das ações do projeto Literamidia +50, uma parceria do IF Sudeste MG e Universidade Paulista, apontou caminhos analíticos que podem auxiliar na definição de estratégias de Literacia Midiática capazes de auxiliar na conscientização sobre os riscos que o ambiente virtual impõe aos cidadãos. A amostra compreendeu 17 integrantes (alunos), que frequentaram o curso durante o período de julho a dezembro de 2021 e aceitaram participar da pesquisa, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, após aprovação da pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Paulista (UNIP). Os resultados revelaram que a literacia representa um caminho promissor no sentido de oportunizar ao idoso o acesso mais seguro e consciente da informação, que recebe e compartilha nas mídias digitais.

Biografia do Autor

Carla Montuori Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Pós-doutora em Comunicação Política pela Universidade de Valladolid. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP).

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Bolsista de Produtividade CNPq – Nível 2

Pedro Augusto Farnese, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista (Unip) e jornalista efetivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. É mestre em Comunicação, especialista em Comunicação Empresarial, pós-graduado em Marketing e Negócios e bacharel em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Luciana Janizello Augusto, Universidade Paulista (UNIP)

Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista, bolsista CAPES. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade São Marcos.

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Publicado

09-08-2024

Como Citar

FERNANDES, Carla Montuori Montuori; OLIVEIRA, Luiz Ademir de; FARNESE, Pedro Augusto; AUGUSTO, Luciana Janizello. LITERACIA MIDIÁTICA E COMBATE A FAKE NEWS: UM ESTUDO DE CASO COM O PÚBLICO DA TERCEIRA IDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3679. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3679. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos