PRÁTICAS AVALIATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS BASES DE DADOS REDALYC E SCOPUS

Autores

  • Adriano de Araújo Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lucia Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3677

Palavras-chave:

Avaliação e tecnologias digitais, Estado do conhecimento, avaliação e equidade social, avaliação formativa

Resumo

A realização da avaliação da aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ganhou novas perspectivas a partir da experiência de ensino remoto decorrente da pandemia da COVID-19. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar o Estado do Conhecimento sobre avaliação da aprendizagem e TDICs, no contexto da e pós-pandemia da COVID-19, a partir dos repositórios Readalyc e Scopus. A concepção teórica toma como referência os aportes sobre avaliação e TDICs de Amante e Oliveira (2016), Vianna (2000), Fernandes (2008), Pinto (2016), Hadji (1994) e Perrenoud (1999). Um estudo de natureza qualitativa, apoiado na revisão de literatura, estruturado com base da metodologia do Estado do Conhecimento (Kohls-Santos; Morosini, 2021), que permitiu: o mapeamento do campo de conhecimento, a sistematização e a categorização dos resultados obtidos. Ficou evidente as limitações e possibilidades da avaliação por meio dos recursos tecnológicos em diferentes contextos e países, bem como observamos o agravamento da brecha social em virtude do período de ensino remoto, tendo em vista a falta de equipamentos e conectividade por parte da comunidade escolar. Por fim, identificamos também a necessidade de formação docente para uso das TDICs de maneira crítica, reflexiva e considerando o contexto de cada instituição.

Biografia do Autor

Adriano de Araújo Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021), Mestre em Educação pela Universidade del Salvador: Argentina/USP (2017). Supervisor Pedagógico da Rede Estadual de Educação de Pernambuco; tutor virtual dos cursos de História e Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Lucia Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Escola Politécnica - Computação. Pesquisadora do PPGEDU/Escola de Humanidades. Bolsista Produtividade e Pesquisa CNPq- Nível 2.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

SANTOS, Adriano de Araújo; GIRAFFA, Lucia. PRÁTICAS AVALIATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS BASES DE DADOS REDALYC E SCOPUS. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3677. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3677. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos