PRÁTICAS AVALIATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS BASES DE DADOS REDALYC E SCOPUS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3677Palavras-chave:
Avaliação e tecnologias digitais, Estado do conhecimento, avaliação e equidade social, avaliação formativaResumo
A realização da avaliação da aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ganhou novas perspectivas a partir da experiência de ensino remoto decorrente da pandemia da COVID-19. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar o Estado do Conhecimento sobre avaliação da aprendizagem e TDICs, no contexto da e pós-pandemia da COVID-19, a partir dos repositórios Readalyc e Scopus. A concepção teórica toma como referência os aportes sobre avaliação e TDICs de Amante e Oliveira (2016), Vianna (2000), Fernandes (2008), Pinto (2016), Hadji (1994) e Perrenoud (1999). Um estudo de natureza qualitativa, apoiado na revisão de literatura, estruturado com base da metodologia do Estado do Conhecimento (Kohls-Santos; Morosini, 2021), que permitiu: o mapeamento do campo de conhecimento, a sistematização e a categorização dos resultados obtidos. Ficou evidente as limitações e possibilidades da avaliação por meio dos recursos tecnológicos em diferentes contextos e países, bem como observamos o agravamento da brecha social em virtude do período de ensino remoto, tendo em vista a falta de equipamentos e conectividade por parte da comunidade escolar. Por fim, identificamos também a necessidade de formação docente para uso das TDICs de maneira crítica, reflexiva e considerando o contexto de cada instituição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriano de Araújo Santos, Lucia Giraffa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.