AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Maria da Conceição Costa UERN
  • Maria de Jesus Alves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Simone Cavalcanti Moreira Leite Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3614

Palavras-chave:

Pós-pandemia, Estratégias de ensino, Ciclo de Alfabetização.

Resumo

Diante do cenário vivenciado pelo mundo com a propagação da Covid-19 e os desafios que os professores vêm enfrentando em salas de aula brasileiras, desde a utilização do ensino remoto às demandas postas pelo contexto pós-pandemia, esse artigo aponta reflexões que objetivam discutir acerca da seguinte problemática: como as estratégias de ensino estão sendo repensadas no Ciclo de Alfabetização no contexto pós-pandemia, na perspectiva de um ensino articulado às demandas dos novos cenários epistemológicos e educacionais? A metodologia deste trabalho está fundamentada na pesquisa qualitativa, através de uma revisão bibliográfica que aciona autores que discutem a alfabetização, as mudanças epistemológicas no contexto pós-pandemia e seus impactos no ensino escolar, especificamente, nas estratégias de ensino aplicáveis ao Ciclo de Alfabetização, além de buscas em meio eletrônico, no Google Acadêmico, contemplando artigos que abordam a temática com foco no Ciclo de Alfabetização e amparo nas bases legais que normatizam a alfabetização no contexto brasileiro. As discussões abordadas apontam para a necessidade de reorganização de ações pedagógicas em função das incertezas postas no século XXI, de forma que as estratégias de ensino no Ciclo de Alfabetização estejam articuladas a uma formação de base inclusiva, democrática e pedagogicamente comprometida com a preparação de seres humanos críticos, que tenham acesso a relações cooperativas em seus processos de aprendizagem. Além de uma reorganização pedagógica, o contexto pós-pandemia exige investimentos de ordem técnica e financeira atrelados a políticas públicas voltadas ao planejamento de estratégias de recuperação da aprendizagem dos alunos, um trabalho que requer investimentos pedagógicos, sem desconsiderar as condições de trabalho docente e as desigualdades do entorno socioeconômico dos alunos e suas famílias.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Costa, UERN

Graduada em Pedagogia pela UERN (2000). Especialista em Formação de Professor pela UERN (2003). Mestra em Educação pela UFRN (2005) e Doutora em Educação pela USP (2015). Atuou na educação básica como coordenadora pedagógica, professora e coordenadora administrativa. Ex-presidente da Associação Beneficente Priscila Sena Lima na qual participou da fundação da Banda Filarmônica José Francisco de Oliveira Vaz. Idealizadora e fundadora do Coral A vida em Canto/UERN. Atualmente é Profa. Adjunto IV do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação/CAPF - Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN, no qual já exerceu a função de chefe e subchefe. É Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE, da UERN onde exerce a função de coordenadora. É fundadora, vice-líder e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Processo Ensino e aprendizagem (GEPPE). É membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER). É membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). É membro do Grupo Oralidade, Leitura e Escrita (GOLE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; aprendizagem, (in)disciplina e alfabetização.

Maria de Jesus Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú - UVA, em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, com pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos - FIP, pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI, e pós-graduação em Psicopedagogia clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana/RN

Simone Cavalcanti Moreira Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN). Especialização em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC). Professora da rede pública do município de São José de Piranhas -PB.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

COSTA, Maria da Conceição; ALVES, Maria de Jesus; LEITE, Simone Cavalcanti Moreira. AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3614. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3614. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos