AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3614Palavras-chave:
Pós-pandemia, Estratégias de ensino, Ciclo de Alfabetização.Resumo
Diante do cenário vivenciado pelo mundo com a propagação da Covid-19 e os desafios que os professores vêm enfrentando em salas de aula brasileiras, desde a utilização do ensino remoto às demandas postas pelo contexto pós-pandemia, esse artigo aponta reflexões que objetivam discutir acerca da seguinte problemática: como as estratégias de ensino estão sendo repensadas no Ciclo de Alfabetização no contexto pós-pandemia, na perspectiva de um ensino articulado às demandas dos novos cenários epistemológicos e educacionais? A metodologia deste trabalho está fundamentada na pesquisa qualitativa, através de uma revisão bibliográfica que aciona autores que discutem a alfabetização, as mudanças epistemológicas no contexto pós-pandemia e seus impactos no ensino escolar, especificamente, nas estratégias de ensino aplicáveis ao Ciclo de Alfabetização, além de buscas em meio eletrônico, no Google Acadêmico, contemplando artigos que abordam a temática com foco no Ciclo de Alfabetização e amparo nas bases legais que normatizam a alfabetização no contexto brasileiro. As discussões abordadas apontam para a necessidade de reorganização de ações pedagógicas em função das incertezas postas no século XXI, de forma que as estratégias de ensino no Ciclo de Alfabetização estejam articuladas a uma formação de base inclusiva, democrática e pedagogicamente comprometida com a preparação de seres humanos críticos, que tenham acesso a relações cooperativas em seus processos de aprendizagem. Além de uma reorganização pedagógica, o contexto pós-pandemia exige investimentos de ordem técnica e financeira atrelados a políticas públicas voltadas ao planejamento de estratégias de recuperação da aprendizagem dos alunos, um trabalho que requer investimentos pedagógicos, sem desconsiderar as condições de trabalho docente e as desigualdades do entorno socioeconômico dos alunos e suas famílias.
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