O MOVIMENTO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3613Palavras-chave:
Metacognição, Ensino de Filosofia, Ensino e Aprendizagem.Resumo
Neste artigo, tem-se o objetivo de analisar o desenvolvimento do pensamento metacognitivo de estudantes do 2º e 3° ano do Ensino Médio, nas aulas de Filosofia, evidenciando os possíveis progressos que demonstraram durante as atividades realizadas nesse período. Considerando isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico na prática escolar, com 36 alunos de uma escola da rede pública de ensino, na cidade de Venâncio Aires/RS. Os dados foram obtidos por meio de questões metacognitivas, aplicadas em conjunto com o planejamento das aulas. As questões foram elaboradas com base nos pressupostos teóricos de Flavell e Wellman (1977), Brown (1978) e Rosa (2014), contemplando seis elementos metacognitivos: pessoa, tarefa, estratégia, planificação, monitoração e avaliação. Os dados produzidos foram analisados e relacionados com o referencial teórico, de acordo com os seis elementos. Os resultados apresentaram indícios de que o pensamento metacognitivo foi desenvolvido pelos estudantes à medida que executavam as atividades, assim como apontaram que no decorrer desse período, progressos significativos foram visíveis em suas ações e formas de pensar.Downloads
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Publicado
29-12-2023
Como Citar
MENOTTI, Camila Ribeiro; QUARTIERI, Marli Teresinha. O MOVIMENTO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE FILOSOFIA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3613. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3613. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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