UM MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CARTOCULINAR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3602Palavras-chave:
Cartografia, Coordenação pedagógica, Metodologia de pesquisa em educação.Resumo
Como se movimenta o cartoculinar como método de uma pesquisa? Essa questão, cerne do presente texto, provoca os processos inventivos no campo da metodologia de pesquisa em Educação. O cartoculinar, como parte de uma pesquisa cartográfica de mestrado, tem como chave pós-estrutural o movimento junto a conceitos de autores, tais como: os brasileiros Costa (2014) e Corazza (2020), os franceses Guattari (1987) e Barthes (1984), e trabalha no intuito da possibilidade inventiva de um método de pesquisa estabelecido no território cartográfico da escrita em meio à culinária baiana, roubada da obra literária de Jorge Amado (2012). Essa cartografia entra pelo tema de pesquisa tensionando a escrita da função de uma coordenação pedagógica baiana, em meio a vieses da Educação e do texto institucionalizado que rege suas práticas. Indica-se o método cartoculinar como possibilidade de constituição de metodologias de pesquisa pensadas de modo insurgente e autoral, a fim de potencializar textos com fluidez e explorar intensidades da escrita extraída do fazer literário.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
OLIVEIRA, Patrícia dos Santos Costa de; MATOS, Sônia Regina da Luz; ALMEIDA, Verônica Domingues. UM MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CARTOCULINAR. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3602. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3602. Acesso em: 30 jun. 2024.
Edição
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Artigos
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Copyright (c) 2023 Patrícia dos Santos Costa de Oliveira, Sônia Regina da Luz Matos, Verônica Domingues Almeida
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