UM MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CARTOCULINAR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3602Palavras-chave:
Cartografia, Coordenação pedagógica, Metodologia de pesquisa em educação.Resumo
Como se movimenta o cartoculinar como método de uma pesquisa? Essa questão, cerne do presente texto, provoca os processos inventivos no campo da metodologia de pesquisa em Educação. O cartoculinar, como parte de uma pesquisa cartográfica de mestrado, tem como chave pós-estrutural o movimento junto a conceitos de autores, tais como: os brasileiros Costa (2014) e Corazza (2020), os franceses Guattari (1987) e Barthes (1984), e trabalha no intuito da possibilidade inventiva de um método de pesquisa estabelecido no território cartográfico da escrita em meio à culinária baiana, roubada da obra literária de Jorge Amado (2012). Essa cartografia entra pelo tema de pesquisa tensionando a escrita da função de uma coordenação pedagógica baiana, em meio a vieses da Educação e do texto institucionalizado que rege suas práticas. Indica-se o método cartoculinar como possibilidade de constituição de metodologias de pesquisa pensadas de modo insurgente e autoral, a fim de potencializar textos com fluidez e explorar intensidades da escrita extraída do fazer literário.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
OLIVEIRA, Patrícia dos Santos Costa de; MATOS, Sônia Regina da Luz; ALMEIDA, Verônica Domingues. UM MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CARTOCULINAR. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3602. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3602. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Patrícia dos Santos Costa de Oliveira, Sônia Regina da Luz Matos, Verônica Domingues Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.