O LUGAR DO MELODRAMA EM ESTUDOS DE CASO DE RECEPÇÃO DE TELENOVELAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3601

Palavras-chave:

Melodrama. Recepção. América Latina. Metodologia.

Resumo

O artigo mapeia o lugar do melodrama em pesquisas de recepção de telenovela brasileira em países latino-americanos com o objetivo de formular diretrizes metodológicas e auxiliar futuros estudos. A pesquisa foi realizada com base na leitura de três dissertações de Mestrado e duas teses de Doutorado desenvolvidas entre 1996 e 2018 nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de instituições de ensino superior do Brasil. A metodologia se baseou nos pressupostos do Modelo Metodológico da pesquisa empírica em Comunicação proposto por Lopes (2014), que divide a investigação em fases e níveis, possibilitando assim a desconstrução dos trabalhos. Os dados obtidos foram analisados com base na abordagem das mediações (MARTÍN-BARBERO, 2002; 1997). A manipulação sistemática do corpus permitiu a elaboração de cinco diretrizes metodológicas.

Biografia do Autor

Lucas Pires de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Mídia, Informação e Cultura, no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (ECA-USP). Graduado em Comunicação Social pela Famecos-PUCRS.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

DE OLIVEIRA, Lucas Pires. O LUGAR DO MELODRAMA EM ESTUDOS DE CASO DE RECEPÇÃO DE TELENOVELAS BRASILEIRAS. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3601. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3601. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos