A ESTATÍSTICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3598

Palavras-chave:

Referencial Curricular Gaúcho, ensino de Estatística, habilidades, currículo, Taxonomia de Bloom revisada

Resumo

Este trabalho analisa os conceitos de Estatística nos documentos da Secretaria de Educação (SEDUC-RS) para implementar o novo Ensino Médio no Rio Grande do Sul, considerando a área de interesse das autoras. O presente trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de Estatística propostos nas matrizes Curriculares e ementas de cada itinerário formativo para o novo Ensino Médio, disponíveis na plataforma da Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul e verificar a pertinência com relação às habilidades relacionadas aos conceitos estatísticos em cada etapa da Taxonomia de Bloom revisada (TBR). Dessa forma, apresentamos os resultados da pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, realizada em 2022, quanto aos conceitos de Estatística, dispostos nos documentos analisados, que norteiam a implementação do novo Ensino Médio. Para tal, consideramos as categorias do domínio cognitivo da TBR para analisar as habilidades relativas aos conceitos estatísticos. Assim, observamos que as ações propostas nos itinerários formativos analisados, referentes aos conceitos de Estatística, possibilitam desenvolver os diferentes níveis cognitivos dos estudantes e contribuir para a formação de cidadãos críticos, autônomos e protagonistas.

Biografia do Autor

Paola Aquino dos Santos, Universidade Franciscana

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Possui especialização em Atendimento Educacional Especializado (FURG - 2022), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFN - 2021), Licenciatura em Matemática (Unipampa - 2017) e Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela (Unipampa - 2015).

Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana

Integrante do Banco de avaliadores (BASIs), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e do banco de avaliadores dos Programas de Pós-Graduação, da CAPES. Possui doutorado em Informática na Educação (UFRGS - 2011, conceito CAPES 7), Especialização em Psicologia (UESP - Rússia - 2016), Especialização em Gestão do Conhecimento e o paradigma Ontopsicológico (AMF - 2014), Mestrado Profissional em Ensino de Física (UFN - 2006), Especialização em Ensino de Matemática (UFN - 1988) e graduação em Matemática (UFN - 1986). Atualmente trabalha como: Professora Adjunto III no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PPGECIMAT) e diversos cursos de Graduação da Universidade Franciscana (UFN). Professora colaboradora no PGIE/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação). Atuou como docente na Educação Básica Pública do Estado do Rio Grande do Sul por 25 anos. Integra, como Pesquisadora, o Grupo de Pesquisa em ensino de Ciências e Matemática (GPECIM) e como coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em TIC na Educação (GEPTIC), em diversos temas e linhas de pesquisa como: formação de professores em ensino de Ciências e Matemática; ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática; ambientes informatizados e ensino a distância; formação docente no contexto das tecnologias digitais e cultura digital; Tecnologia e cognição; educação mediada por tecnologias digitais; educação a distância; tutoria na EaD; TIC na educação; Tecnologias digitais na Educação; Informática na Educação; Informação, Tecnologia, Inovação e Memética.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

SANTOS, Paola Aquino dos; BULEGON, Ana Marli. A ESTATÍSTICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3598. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3598. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos