DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INVESTIGATIVAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3591Palavras-chave:
iniciação científica, ensino e aprendizagem, habilidades, educação.Resumo
A Iniciação Científica consiste em um processo investigativo que utiliza metodologias articuladas à pesquisa científica. A integração da pesquisa com o ambiente escolar implica promover a capacidade de pensamento crítico e o desenvolvimento do aprendizado contínuo. Como consequência disso, proporciona autonomia aos alunos e possibilita aos professores uma especialização progressiva, resultando em práticas mais qualificadas e adaptáveis às mudanças constantes no mundo. Este trabalho visa analisar as habilidades investigativas desenvolvidas pela iniciação científica no âmbito da educação básica ao ensino superior. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizando-se como revisão sistemática, sendo utilizados os seguintes critérios de seleção: busca de artigos científicos, dissertações e teses. Restringiu-se aos anos de 2018 a 2023, totalizando 34 publicações citadas. Os termos de pesquisa utilizados foram: iniciação científica AND ensino e aprendizagem; AND habilidades desenvolvidas na iniciação científica pelos alunos; nas bases de dados digitais pesquisadas: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (catálogos de teses, dissertações e artigos), Dialnet, Google acadêmico, ResearchGate, Scielo e Scopus. Destacam-se os pontos positivos que contribuem com as habilidades desenvolvidas pelos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem, as novas perspectivas educacionais-profissionais para o jovem pesquisador, a expansão do conhecimento e a articulação da autonomia, criatividade e criticidade do aluno com o pensamento crítico e reflexivo.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
JUNGES, Lisandra Jacobi Kolling; LOPES, Paulo Tadeu de Campos. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INVESTIGATIVAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3591. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3591. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Lisandra Jacobi Kolling Junges, Paulo Tadeu de Campos Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.