O TEMPO E A ACURÁCIA DE CONVERSÃO NA LEITURA DE PALAVRAS ISOLADAS E DE PALAVRAS NO CONTEXTO LINGUÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3582Palavras-chave:
Processamento da leitura, Frequência, Palavras isoladas e no texto, Acurácia, Tempo de conversão.Resumo
O processamento da leitura tem sido bastante investigado atualmente na Psicolinguística em línguas com diferentes níveis de transparência/opacidade grafofônica, particularmente o aprendizado e a compreensão. Neste estudo, tomamos como ponto de partida a seguinte pergunta: estando controlada a variável frequência, o tempo e a acurácia de conversão grafofonêmica são impactados em condição de leitura de palavras isoladas e no contexto linguístico? Para tanto, 51 participantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental foram submetidos a três instrumentos de avaliação: leitura de palavras isoladas, leitura de texto e levantamento de frequência. Após o levantamento dos dados acerca da variável frequência das palavras, avaliou-se o tempo e a acurácia de conversão grafofonêmica tanto na leitura de palavras isoladas quanto no contexto linguístico. Os resultados mostram que, nos diferentes níveis de frequência (alta, média e baixa), as palavras no contexto linguístico foram lidas com mais rapidez e com maior acurácia quando comparadas com a leitura nas palavras isoladas, numa diferença não só matemática, mas também estatística. Tudo leva a crer que indícios do contexto promovem, entre outros aspectos, uma leitura mais pela Rota Lexical em detrimento da Rota Fonológica.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
GUARESI, Ronei; SOUZA, Ducirlândia Ferraz de; ABREU, Cristiane Vieira Costa. O TEMPO E A ACURÁCIA DE CONVERSÃO NA LEITURA DE PALAVRAS ISOLADAS E DE PALAVRAS NO CONTEXTO LINGUÍSTICO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3582. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3582. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Ronei Guaresi, Ducirlândia Ferraz de Souza, Cristiane Vieira Costa Abreu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.