DISPOSITIVOS DIDÁTICOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS E DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3581Palavras-chave:
dispositivo didático, sequência didática, circuito mínimo de atividadesResumo
Neste artigo, abordamos a Sequência Didática (SD) e o Circuito Mínimo de Atividades (CMA) como dispositivos didáticos essenciais para o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais e leitura, respectivamente. Baseados nos estudos de didática do francês como língua materna conduzidos pelo Grupo de Pesquisa pela Análise do Francês Ensinado (GRAFE), fazemos uma síntese dos fundamentos teórico-metodológicos que sustentam a SD, apresentando respostas a nove questões que frequentemente surgem nos contextos de ensino e pesquisa no Brasil, como: Por que tomar os gêneros textuais como objetos de ensino na SD? (2) A SD faz referência às práticas sociais? (3) Ela está baseada em projetos comunicativos? (4) Ela prevê uma avaliação processual e coparticipativa? e (5) ela ocupa o papel de protagonista em sala de aula? Além disso, descrevemos o CMA – um dispositivo didático compacto e flexível concebido para estimular o desenvolvimento das capacidades de compreensão em leitura de textos narrativos –, discorrendo igualmente a respeito de seus pressupostos teórico-metodológicos e das fases em torno das quais se organiza. Por fim, destacamos as semelhanças e as diferenças entre esses dois dispositivos didáticos.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de; CORDEIRO, Glaís Sales. DISPOSITIVOS DIDÁTICOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS E DA LEITURA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3581. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3581. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Glaís Sales Cordeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.