EM QUE TEMPO ESTAMOS? DESIGUALDADES QUE MARCAM A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3580Palavras-chave:
Escola básica, Escola brasileira, Censo escolar, Desigualdade.Resumo
Este artigo, resultado de um estudo realizado na disciplina “Organização e Políticas da Educação no Brasil” no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), teve por objetivo ler e interpretar os dados atuais sobre a escolarização brasileira. A proposta foi debater os resultados do Censo Escolar de 2021, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e, a partir disso, traçar caminhos possíveis para a escola pública brasileira. Os dados foram analisados com ajuda do software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados apontam que diversas desigualdades marcam a educação brasileira, tornando-a mais distante para a população negra, comunidades com baixa renda e para as mulheres. Faz-se necessário, assim, ampliar as políticas públicas no intuito de aumentar o número de vagas nas escolas, garantir a permanência dos estudantes e atentar-se para a infraestrutura dessas instituições, além de fomentar discussões de gênero, diversidade e desigualdade.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
ALBERT, Evelin; ALVES, Gustavo; FERNANDES, Maria Beatriz; SOUZA, Renata Cristina Queiroz Rodrigues; SILVA, Isabelly Vieira da. EM QUE TEMPO ESTAMOS? DESIGUALDADES QUE MARCAM A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3580. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3580. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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