EM QUE TEMPO ESTAMOS? DESIGUALDADES QUE MARCAM A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3580Palavras-chave:
Escola básica, Escola brasileira, Censo escolar, Desigualdade.Resumo
Este artigo, resultado de um estudo realizado na disciplina “Organização e Políticas da Educação no Brasil” no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), teve por objetivo ler e interpretar os dados atuais sobre a escolarização brasileira. A proposta foi debater os resultados do Censo Escolar de 2021, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e, a partir disso, traçar caminhos possíveis para a escola pública brasileira. Os dados foram analisados com ajuda do software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados apontam que diversas desigualdades marcam a educação brasileira, tornando-a mais distante para a população negra, comunidades com baixa renda e para as mulheres. Faz-se necessário, assim, ampliar as políticas públicas no intuito de aumentar o número de vagas nas escolas, garantir a permanência dos estudantes e atentar-se para a infraestrutura dessas instituições, além de fomentar discussões de gênero, diversidade e desigualdade.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
ALBERT, Evelin; ALVES, Gustavo; FERNANDES, Maria Beatriz; SOUZA, Renata Cristina Queiroz Rodrigues; SILVA, Isabelly Vieira da. EM QUE TEMPO ESTAMOS? DESIGUALDADES QUE MARCAM A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3580. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3580. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Evelin Albert, Gustavo Alves, Maria Beatriz Fernandes, Renata Cristina Queiroz Rodrigues Souza, Isabelly Vieira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.