EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO NO ESTUDO (AUTO) BIOGRÁFICO: DESTAQUE DAS VOZES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERVISORES DE ESTÁGIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3575

Palavras-chave:

Método (auto) biográfico, Experiência, Formação docente,

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar os componentes da experiência, da formação e da investigação nas falas de dois professores de história da educação básica, na perspectiva do método (auto) biográfico. Para tanto, se utilizou o instrumental teórico-metodológico da entrevista narrativa para a produção dos relatos de histórias de vida e de profissão dos dois docentes enfocados. De abordagem qualitativa e de naturezas descritiva e bibliográfica, o recorte da pesquisou enfocou como que a partir das narrativas dos professores os elementos da experiência, da formação e da investigação aparecem correlacionados nas suas práticas, em específico, na supervisão do estágio. Logo, as considerações finais encaminham para o entendimento de uma formação contínua, que não se esgota nem se encerra em cursos formativos e como as proposições de pesquisa e de reflexão das experiências vivenciadas por eles, fazem parte dos ofícios profissionais.

Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestre em Educação (2021) e Licenciado em História (2018) ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2022) pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (IFMG) e em Docência e Prática de Ensino em História (2022) pela Faculdade Descomplica. Atualmente curso Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de modo semipresencial pelo Consórcio CECIERJ. Foi aluno-pesquisador e bolsista (2013-2014) de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi bolsista Capes\CNPq (2017-2018), do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da UFV (2017-2018). Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Níveis I e II (2018-2019) das áreas de Psicologia e de Fundamentos do Departamento de Educação da UFV. Realizou Estágio em Docência durante o mestrado (2019) na disciplina de Avaliação do curso de Pedagogia da UFV. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas registrados no Diretório do CNPq: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - UFPA); Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI - UFRRJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas (GEPAS - UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú) e do Grupo de Pesquisa Vivências e Didáticas Autorais (VIDA - UFF). Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

DEROSSI, Caio Corrêa. EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO NO ESTUDO (AUTO) BIOGRÁFICO: DESTAQUE DAS VOZES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERVISORES DE ESTÁGIO. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3575. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3575. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos