EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO NO ESTUDO (AUTO) BIOGRÁFICO: DESTAQUE DAS VOZES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERVISORES DE ESTÁGIO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i1a2024.3575Palavras-chave:
Método (auto) biográfico, Experiência, Formação docente,Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar os componentes da experiência, da formação e da investigação nas falas de dois professores de história da educação básica, na perspectiva do método (auto) biográfico. Para tanto, se utilizou o instrumental teórico-metodológico da entrevista narrativa para a produção dos relatos de histórias de vida e de profissão dos dois docentes enfocados. De abordagem qualitativa e de naturezas descritiva e bibliográfica, o recorte da pesquisou enfocou como que a partir das narrativas dos professores os elementos da experiência, da formação e da investigação aparecem correlacionados nas suas práticas, em específico, na supervisão do estágio. Logo, as considerações finais encaminham para o entendimento de uma formação contínua, que não se esgota nem se encerra em cursos formativos e como as proposições de pesquisa e de reflexão das experiências vivenciadas por eles, fazem parte dos ofícios profissionais.
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