A QUASIFORMAÇÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO E O PAPEL DAS HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3569Palavras-chave:
universidade, quasiformação, humanidades, democracia, emancipaçãoResumo
No presente artigo, de caráter bibliográfico conceitual, buscamos incutir discussões, ainda que de forma preliminar, sobre o cenário atual de formação universitária dentro da análise do conceito de quasiformação em Adorno, a partir da obra “Educação e Emancipação”. Com essa base conceitual, agrega-se o questionamento do papel das humanidades na educação, ancorada em Nussbaum. Assim, propomos abordar os rumos que o Ensino Superior pode assumir, com base nas humanidades em um contexto das sociedades democráticas, apoiado no livro “Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades”, diante da mercantilização da educação, bem como das consequências de processos de redução/exclusão de disciplinas humanas de seus currículos.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
SANTOS, Daniela dos; ESCALANTE, Roberta Kolling; AGOSTINI, Camila Chiodi. A QUASIFORMAÇÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO E O PAPEL DAS HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3569. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3569. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Daniela dos Santos, Roberta Kolling Escalante, Camila Chiodi Agostini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.