A QUASIFORMAÇÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO E O PAPEL DAS HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA

Autores

  • Daniela dos Santos
  • Roberta Kolling Escalante
  • Camila Chiodi Agostini

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3569

Palavras-chave:

universidade, quasiformação, humanidades, democracia, emancipação

Resumo

No presente artigo, de caráter bibliográfico conceitual, buscamos incutir discussões, ainda que de forma preliminar, sobre o cenário atual de formação universitária dentro da análise do conceito de quasiformação em Adorno, a partir da obra “Educação e Emancipação”. Com essa base conceitual, agrega-se o questionamento do papel das humanidades na educação, ancorada em Nussbaum. Assim, propomos abordar os rumos que o Ensino Superior pode assumir, com base nas humanidades em um contexto das sociedades democráticas, apoiado no livro “Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades”, diante da mercantilização da educação, bem como das consequências de processos de redução/exclusão de disciplinas humanas de seus currículos.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

SANTOS, Daniela dos; ESCALANTE, Roberta Kolling; AGOSTINI, Camila Chiodi. A QUASIFORMAÇÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO E O PAPEL DAS HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3569. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3569. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos