VISITAS DOMICILIARES COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM UM CURSO DE MEDICINA: POSSIBILIDADES E IMPASSES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3549Palavras-chave:
visitas domiciliares, integração ensino e serviço, saúde e sociedade, novas diretrizes curriculares dos cursos de medicinaResumo
A Visita Domiciliar (VD) é uma tecnologia de interação no cuidado à saúde, sendo de fundamental importância quando adotada pela equipe de saúde no conhecimento das condições de vida e saúde das famílias sob sua responsabilidade. Este artigo aborda o processo de implementação das VDs em um curso de medicina da região Sul do Brasil. A partir do emprego do método etnográfico são descritos os desafios que se apresentaram nas relações entre ensino, serviço e comunidade, buscando, mesmo antes do início do referido curso, assegurar o cumprimento das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina. Os resultados demonstram a importância da comunicação e coesão do corpo docente e gestores da universidade e da relação dialógica com os gestores municipais de saúde, equipes de saúde da ESF (Estratégia Saúde da Família) e populações atendidas. Também se faz necessário um trabalho intenso junto aos estudantes para esclarecimentos e orientações sobre os objetivos do Projeto Pedagógico do Curso e das VDs. As conclusões assinalam a necessidade constante de rever os pactos e do intenso diálogo entre ensino e serviço com o intuito de fortalecer e de tornar significativa a prática pedagógica, com vistas à formação de um profissional médico que conheça e respeite a comunidade na qual está inserido.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
FERREIRA, Daniel Granada da Silva; REMPEL, Claudete; QUEVEDO GRAVE, Magali Teresinha. VISITAS DOMICILIARES COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM UM CURSO DE MEDICINA: POSSIBILIDADES E IMPASSES. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3549. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3549. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Granada da Silva Ferreira, Claudete Rempel, Magali Teresinha Quevedo Grave
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.