POR UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ÂMBITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS PALMAS – IFTO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3528Palavras-chave:
Omnilateralidade, Educação integral, Humanismo.Resumo
A proposta do artigo visa contribuir à compreensão do quanto o processo de transposição didática sob o caráter da alteridade e acolhimento se torna importante na construção de pilares seguros para o fortalecimento das relações humanas, levando em conta a influência das subjetividades individuais para uma intersecção propositiva com o ser social. Com esta proposta, o texto evolui no processo dialógico a partir de teorias amparadas em princípios formativos da educação integral. Para tanto, sugere a possibilidade de diálogo entre a psicologia de Carl Rogers e a teoria libertadora de Paulo Freire, além de trazer à reflexão autores humanistas brasileiros. A reflexão leva em conta o estudo de caso ancorado em uma pesquisa de documentos públicos do Instituto Federal do Tocantins – IFTO, e a práxis da roda de conversa com estudantes voluntários do Proeja-Fic/IFTO/Campus Palmas, acrescido da aplicação de questionário de resposta única (RU). Somados, as etapas metodológicas corroboram para o entendimento se os estudantes jovens e adultos vivenciam empiricamente o mundo do trabalho, ou se há uma percepção sobre a práxis do trabalho e renda, todavia, sob a égide do mercado capitalista neoliberal que, por definição, é contrário às filosofias humanistas. A análise é importante porque o humanismo é imanente à conjuntura orientativa formativa dos institutos federais de educação, cuja conciliação da teoria e prática emerge no ideal da pedagogia libertadora emancipatória. Em síntese, a relevância do problema encontra fundamentação nos dados empíricos sob os quais estudantes do Proeja-Fic/EPT de forma quase unânime, vivenciam enquanto contradição: de um lado está a proposta tecnicista vinculado ao trabalho e renda, de outro lado, a ideia de uma formação técnica profissional sob o holofote do conceito de mundo do trabalho. O entendimento é que não existe formação integral sem a emancipação do ser social.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
ALVES, Wilson Barbosa; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; CASTILHO, Weimar Silva; SENNA, Mary Lucia Gomes Silveira de; EFFGEN, Jacqueline Pilger. POR UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ÂMBITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS PALMAS – IFTO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3528. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3528. Acesso em: 30 jun. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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