POR UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ÂMBITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS PALMAS – IFTO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3528Palavras-chave:
Omnilateralidade, Educação integral, Humanismo.Resumo
A proposta do artigo visa contribuir à compreensão do quanto o processo de transposição didática sob o caráter da alteridade e acolhimento se torna importante na construção de pilares seguros para o fortalecimento das relações humanas, levando em conta a influência das subjetividades individuais para uma intersecção propositiva com o ser social. Com esta proposta, o texto evolui no processo dialógico a partir de teorias amparadas em princípios formativos da educação integral. Para tanto, sugere a possibilidade de diálogo entre a psicologia de Carl Rogers e a teoria libertadora de Paulo Freire, além de trazer à reflexão autores humanistas brasileiros. A reflexão leva em conta o estudo de caso ancorado em uma pesquisa de documentos públicos do Instituto Federal do Tocantins – IFTO, e a práxis da roda de conversa com estudantes voluntários do Proeja-Fic/IFTO/Campus Palmas, acrescido da aplicação de questionário de resposta única (RU). Somados, as etapas metodológicas corroboram para o entendimento se os estudantes jovens e adultos vivenciam empiricamente o mundo do trabalho, ou se há uma percepção sobre a práxis do trabalho e renda, todavia, sob a égide do mercado capitalista neoliberal que, por definição, é contrário às filosofias humanistas. A análise é importante porque o humanismo é imanente à conjuntura orientativa formativa dos institutos federais de educação, cuja conciliação da teoria e prática emerge no ideal da pedagogia libertadora emancipatória. Em síntese, a relevância do problema encontra fundamentação nos dados empíricos sob os quais estudantes do Proeja-Fic/EPT de forma quase unânime, vivenciam enquanto contradição: de um lado está a proposta tecnicista vinculado ao trabalho e renda, de outro lado, a ideia de uma formação técnica profissional sob o holofote do conceito de mundo do trabalho. O entendimento é que não existe formação integral sem a emancipação do ser social.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
ALVES, Wilson Barbosa; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; CASTILHO, Weimar Silva; SENNA, Mary Lucia Gomes Silveira de; EFFGEN, Jacqueline Pilger. POR UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ÂMBITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS PALMAS – IFTO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3528. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3528. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Wilson Barbosa Alves, Rivadavia Porto Cavalcante, Weimar Silva Castilho, Mary Lucia Gomes Silveira de Senna, Jacqueline Pilger Effgen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.