CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO DE MORIN PARA A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3496Palavras-chave:
Formação de professores, Pensamento complexo, Edgar Morin, Ensino, Tecnologias digitais.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão da literatura sobre a formação tecnológica digital de professores para a prática pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa sob o olhar do pensamento complexo de Edgar Morin. A partir de uma análise bibliográfica qualitativa, foram identificadas as principais contribuições desse epistemólogo para a formação tecnológica de professores, destacando-se a importância do diálogo transdisciplinar e multidisciplinar, da reflexão crítica sobre a prática docente e da valorização da diversidade cultural e socioeconômica dos alunos no processo que envolve o ensino. Conclui-se que a formação de professores deve ser concebida como um processo contínuo e reflexivo, que reconheça a complexidade da realidade educacional e promova uma prática pedagógica crítica e transformadora capaz de integrar o ensino com o uso de tecnologias digitais.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
LIMA, Zuleick de Almeida; MARRAFÃO, Jaqueline Araujo Esteves; VALÉRIO, Claudia Lúcia Landgraf; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO DE MORIN PARA A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3496. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3496. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Zuleick de Almeida Lima, Jaqueline Araujo Esteves Marrafão, Claudia Lúcia Landgraf Valério, Epaminondas de Matos Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.