UM EXEMPLO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA SAUSSUREANA: O PROBLEMA DOS QUADRILÁTEROS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3488Palavras-chave:
significados, significantes, registros linguísticos, geometria.Resumo
Este ensaio tem por finalidade promover uma discussão acerca dos significados e sobre os significantes lançados em relação ao conceito de quadriláteros. Esse debate se torna importante porque a linguagem em Matemática, especificamente, em Geometria, pode sofrer ações da tensão entre esses dois elementos linguísticos. Entretanto, tal evento apresenta uma maior dependência sobre uma prática relativa à aprendizagem do que com relação a um processo que promova aquisição de linguagem. Para esta análise linguística foi escolhida a produção de um estudante da Educação Básica relativa a um problema elementar de Geometria. Assim, foram analisados dois dados linguísticos: o primeiro, referente às respostas em desenho e em escrita ao problema; o segundo, relacionado ao registro escrito do diálogo entre aluno e professor. Desse modo, optou-se pelos pressupostos teóricos de Saussure (2006), em especial, a partir da discussão que o autor realiza sobre os termos: conceito (significado) e imagem acústica (significante). Em geral, os dados obtidos indicam que o aluno investigado fez uma associação entre objetos geométricos distintos ao explicar suas produções. Tendo por base a linguística saussureana, ocorreu uma troca entre os significados relativos a tais objetos. Contudo, essa troca não foi notada com os significantes. Portanto, os registros linguísticos, apresentados pelo estudante, evidenciam como ele articulou o conceito e a imagem acústica com relação à Geometria.Downloads
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Publicado
29-12-2023
Como Citar
PEREIRA DA COSTA, André. UM EXEMPLO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA SAUSSUREANA: O PROBLEMA DOS QUADRILÁTEROS. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3488. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3488. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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