UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TASY COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: UMA BUSCA PELA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM POR MEIO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL

Autores

  • Luís Felipe Pissaia Universidade do Vale do Taquari - Univates http://orcid.org/0000-0002-4903-0775
  • Arlete Eli Kunz da Costa Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3447

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Enfermagem. Tasy.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a utilização do software Tasy como ferramenta de aprendizagem sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, tendo 28 participantes acompanhados em dois projetos de pesquisa entre 2017 e 2022. Os instrumentos de pesquisa foram a aplicação de questionário, além de entrevista com alguns participantes e o diário de itinerância do pesquisador. Os resultados demonstraram que o software Tasy apresenta-se como uma ferramenta de apoio para a aprendizagem significativa da SAE. As evidências apontam para a existência de subsunçores, os quais em contato com os novos conteúdos praticados no Tasy possibilitaram a aprendizagem desejada da SAE. Dessa forma, considera-se que a utilização do software nos espaços acadêmicos resulta em indícios da aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Ensino.

Arlete Eli Kunz da Costa, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Química e Pós-Doutora em Educação e Psicologia.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

PISSAIA, Luís Felipe; COSTA, Arlete Eli Kunz da; OLIVEIRA, Eniz Conceição. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TASY COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: UMA BUSCA PELA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM POR MEIO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3447. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3447. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos