UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TASY COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: UMA BUSCA PELA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM POR MEIO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL

Autores

  • Luís Felipe Pissaia Universidade do Vale do Taquari - Univates http://orcid.org/0000-0002-4903-0775
  • Arlete Eli Kunz da Costa Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3447

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Enfermagem. Tasy.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a utilização do software Tasy como ferramenta de aprendizagem sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, tendo 28 participantes acompanhados em dois projetos de pesquisa entre 2017 e 2022. Os instrumentos de pesquisa foram a aplicação de questionário, além de entrevista com alguns participantes e o diário de itinerância do pesquisador. Os resultados demonstraram que o software Tasy apresenta-se como uma ferramenta de apoio para a aprendizagem significativa da SAE. As evidências apontam para a existência de subsunçores, os quais em contato com os novos conteúdos praticados no Tasy possibilitaram a aprendizagem desejada da SAE. Dessa forma, considera-se que a utilização do software nos espaços acadêmicos resulta em indícios da aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Ensino.

Arlete Eli Kunz da Costa, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Química e Pós-Doutora em Educação e Psicologia.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

PISSAIA, Luís Felipe; COSTA, Arlete Eli Kunz da; OLIVEIRA, Eniz Conceição. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TASY COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: UMA BUSCA PELA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM POR MEIO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3447. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3447. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos