EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ELEMENTOS AFRO- BRASILEIROS E INTERCULTURAIS NO CURRÍCULO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3446Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Cultura afro-brasileira, Currículo integradoResumo
Este artigo objetiva contribuir para o debate acadêmico, didático e pedagógico sobre a organização curricular de temas culturais afro-brasileiros no ensino médio integrado, com pretensão a uma formação geral do aluno. Será analisado o Projeto Pedagógico do curso técnico integrado de Meio Ambiente a respeito dos elementos/conteúdos afro-brasileiros organizados no projeto pedagógico de curso do ensino médio integrado. Para esse fim, faz-se o seguinte questionamento que orienta seu desenvolvimento: de que modo os elementos/conteúdos afro-brasileiros estão presentes e organizados no Projeto Pedagógico de cursos técnicos de nível médio de uma instituição federal do interior do estado do Maranhão? Nossa investigação será feita com base nos seguintes objetivos: (i) identificar e descrever a presença de elementos e temas culturais afro-brasileiros nas disciplinas curriculares do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Meio ambiente; (ii) averiguar a inter-relação desses elementos e temas com o conteúdo das disciplinas da organização curricular. Para tanto, realizamos o estudo a partir de revisão bibliográfica relevante ao tema, bem como a análise documental que é o próprio projeto do curso. A pesquisa demonstra que apesar de constar na organização curricular do Projeto Pedagógico do Curso, as leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, nos ementários das disciplinas, esses conteúdos são apresentados de forma periférica e não especifica sobre o que se vai abordar e nem como serão trabalhados.Downloads
Publicado
13-07-2023
Como Citar
DO VALE, Carmina Viana de Paula; MALDANER, Jair José; RYTHOWE, Marcelo; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; SOARES, Khellen Cristina Pires Correia. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ELEMENTOS AFRO- BRASILEIROS E INTERCULTURAIS NO CURRÍCULO INTEGRADO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3446. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3446. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Carmina Viana de Paula do Vale, Jair José Maldaner, Marcelo Rythowe, Rivadávia Porto Cavalcante, Khellen Cristina Pires Correia Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.