CONTEXTUALIZAÇÃO E REFLEXÃO METACOGNITIVA: POSSIBILIDADES PARA ABORDAR FÍSICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3422Palavras-chave:
ensino de Física, ensino médio, metacognição, sequência didáticaResumo
O estudo ocupa-se com o seguinte questionamento: qual a pertinência de uma proposta de ensino pautada pela contextualização e pela reflexão metacognitiva, em termos do engajamento dos alunos e da mobilização de seus conhecimentos? Para respondê-lo, elabora-se uma proposta didática para abordar o tópico “calor” no segundo ano do ensino médio em uma escola pública estadual, envolvendo situações contextualizadas e ativação do pensamento metacognitivo. Soma-se a isso o contexto de ensino remoto vivenciado em 2020 por conta da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa apoiando-se na observação direta, registro da professora e áudios enviados pelos estudantes ao final de cada aula. Como resultados, constatou-se que os estudantes apresentaram um engajamento às aulas, especialmente frente ao uso de recursos tecnológicos e ao processo de contextualização dos conhecimentos. Em termos das reflexões metacognitivas, observou-se que o monitoramento e controle da aprendizagem repercutiu em consciência para a maioria dos estudantes sobre seus próprios conhecimentos ou, alternativamente, sobre a falta deles.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
TREVISAN, Thais Lourençato; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; TRENTIN, Marco Antonio Sandini. CONTEXTUALIZAÇÃO E REFLEXÃO METACOGNITIVA: POSSIBILIDADES PARA ABORDAR FÍSICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3422. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3422. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
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Artigos
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