METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA TERMOQUÍMICA: UM PROCESSO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3404Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Curso de Formação, Termoquímica, Formação Docente.Resumo
Esta pesquisa tem objetivo duplo: i) apresentar um curso de extensão à professores de química, relacionado ao conteúdo de termoquímica, por meio de metodologias ativas; e, ii) avaliar o curso de extensão a partir das percepções do professor formador. Metodologicamente, a pesquisa, de abordagem qualitativa, procedimento participante e objetivo descritivo, ocorreu via curso formativo dividido em seis encontros, com a participação de 29 licenciandos em química, de uma instituição privada de Curitiba. Quanto aos resultados, pode-se entender que, após serem imersos na prática e não apenas na teoria das metodologias ativas, os licenciandos puderam ter um conhecimento mais claro de como utilizar Metodologias Ativas em suas futuras práticas. Além do mais, a visualização do curso, devidamente explicado, mostrando todas as etapas que foram seguidas e a forma que foi escrito, pode aprimorar o entendimento sobre o formato de um planejamento adequado. Ademais, acredita-se que uma das limitações seja o período de aplicação do curso, já que ocorreu de forma remota devido a pandemia causada pela COVID-19, bem como o baixo número de alunos, visto contemplar apenas uma turma da graduação.Downloads
Publicado
29-12-2023
Como Citar
ARAUJO, Eduardo Moraes; BEDIN, Everton; QUEIROZ, Artur de Medeiroz. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA TERMOQUÍMICA: UM PROCESSO FORMATIVO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3404. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3404. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Eduardo Moraes Araujo, Everton Bedin, Artur de Medeiroz Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.