PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS PONTOS PARA REFLEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3379Palavras-chave:
Pedagogia Universitária, Docência universitária, Formação de Professores.Resumo
Neste ensaio discute-se as especificidades da pedagogia universitária nos cursos de formação de professores em nível de licenciatura, identificando as possibilidades de constituir práticas que favoreçam o desenvolvimento profissional dos discentes. Parte-se do pressuposto que muitos licenciados já possuem vivências na área da educação, fazendo com que possuam saberes experienciais que constituem seus modos de ser e pensar a docência. Neste viés, a aula universitária precisa ser pensada como um espaço em que os saberes da experiência sejam objeto de reflexão e análise, a fim de tornarem-se um saber da ação pedagógica. Torna-se necessário que o docente, no Ensino Superior, seja o mediador deste processo, encontrando estratégias que permitam aos licenciandos estabelecerem relações significativas com o saber das ciências da educação. A fim de alcançar este objetivo, neste artigo propõe-se três princípios didático-pedagógicos que podem embasar a docência universitária: significatividade, continuidade e reconstrutividade.Downloads
Publicado
13-07-2023
Como Citar
LORENZON, Mateus; FÁVERO, Altair Alberto. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS PONTOS PARA REFLEXÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3379. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3379. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Mateus Lorenzon, Altair Alberto Fávero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.