PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DO PROJETO APROVA BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3365Palavras-chave:
material didático, Aprova Brasil, ensino de gramática, gramática contextualizadaResumo
Nas últimas décadas, as discussões sobre o ensino de línguas têm sugerido um trabalho contextualizado com a gramática. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a abordagem do ensino de gramática no livro de 8º ano do projeto Aprova Brasil (Soluções Moderna), que visa à preparação de estudantes para avaliações externas como a Prova Brasil, que avaliam a sua competência leitora. Para isso, atividades do material foram analisadas qualitativamente, com base nos postulados de Antunes (2007, 2014) e Possenti (1996). Os resultados mostraram um trabalho contextualizado com a gramática, focado na produção de sentidos dos elementos dentro do texto, em vez de uma redução à nomenclatura ou de uma abordagem descontextualizada, o que prepara o aluno para os usos sociais da língua.Downloads
Publicado
13-07-2023
Como Citar
AZEVEDO, Ana Claudia Oliveira; LOPES, Ana Clara Benevides; PEREIRA, Márcia Helena de Melo. PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DO PROJETO APROVA BRASIL. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3365. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3365. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Claudia Oliveira Azevedo, Ana Clara Benevides Lopes, Márcia Helena de Melo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.