ESCRILEITURA NO CURRÍCULO DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA DA ARQUEOGENEALOGIA FOUCAULTIANA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3364Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Currículo, Escrita, Leitura, ExperimentAção.Resumo
O objetivo do presente artigo é pensar e problematizar sobre a experimentação da escrileitura (escrita e leitura) no Ensino de Ciências da Natureza. Neste estudo de revisão bibliográfica, o caminho teórico metodológico, se deu a partir de aproximações da vertente dos estudos pós-críticos recorrendo a arqueogenealogia de Foucault (2013). Nesse viés, evidenciamos a carência de estudos que apresentassem discussões acerca da experimentação e da escrileitura, bem como, compreendemos, que ler e escrever são tarefas da escola e de todas as áreas, inclusive das Ciências, assim buscamos enfatizar que a escrita e a leitura, não podem ser compreendidas apenas como prática sistemática de codificar e decodificar, palavras, frases e textos, mas devemos ampliar a compreensão para um viés pós-crítico de aprendizagem.Downloads
Publicado
13-07-2023
Como Citar
SCHAURICH, Catiane; NICOLAY, Deniz Alcione. ESCRILEITURA NO CURRÍCULO DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA DA ARQUEOGENEALOGIA FOUCAULTIANA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3364. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3364. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Catiane Schaurich, Deniz Alcione Nicolay
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.